29.5.2024 –
A subida será de 6,9% nos preços do gás natural para as famílias que estão em mercado regulado, a partir de 1 de outubro e até 30 de setembro de 2025.
O preço do gás natural para as famílias que estão no mercado regulado vai aumentar 6,9% a partir de 1 de outubro.
Na prática, quanto vou pagar a mais?
De acordo com o regulador, o impacto na fatura, incluindo taxas e impostos, “para as tipologias de consumo mais representativas (casal sem filhos e casal com dois filhos), traduz-se num aumento entre os 0,88 e os 1,68 euros”.
Já no mercado livre, os preços de venda a clientes finais variam de acordo com os comercializadores e dependem da oferta comercial contratualizada pelo cliente, disse o regulador, lembrando que “o preço final da fatura de fornecimento de gás natural, quer no mercado regulado, quer no mercado livre, inclui o valor relativo às tarifas de Acesso às Redes, reguladas pela ERSE, que refletem a utilização coletiva das infraestruturas de redes”.
Para os clientes com tarifa social, quer no mercado regulado, quer no livre, continua a existir de um desconto de 31,2%, “calculado por referência aos preços de venda a clientes finais do mercado regulado”.
SIC Notícias