Preço da energia: fatura da luz pode ficar até 30% mais cara

22.8.2023 –

A inflação está a abrandar há nove meses consecutivos, mas nem todos os bens estão a acompanhar a tendência. A energia é um dos setores onde os preços mais aumentaram.

O preço da energia está a aumentar depois da revisão das tarifas de acesso às redes. Para mais de cinco milhões de consumidores, o aumento na fatura de eletricidade no final do mês pode chegar aos 30%.

A inflação está a abrandar há nove meses consecutivos, mas nem todos os bens estão a acompanhar a tendência. A energia é um dos setores onde os preços mais aumentaram.

Houve aumentos que chegaram aos 30%. Ora, isto é um indicador do que se pode ter passado para os 5,4 milhões de contratos que se estão, neste momento, a regular”, diz Pedro Silva, especialista da DECO Proteste.

No final das contas, muitos consumidores já sentem esses aumentos.

Tinha mensalmente uma conta de 115/120 euros para energia e gás. Agora pago 180″, afirma um consumidor. “Eu que poupo tanta eletricidade, chego ao fim de dois meses e tenho 140 de eletricidade, conta outro”.

Para os consumidores com tarifa regulada não houve aumentos. É que ao mesmo tempo que a tarifa de acesso aumentou, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos desceu os preços da eletricidade.

Para quem está no mercado liberalizado, há forma de pagar menos ao final do mês.

Pedro Silva aconselha os consumidores e verificar “quanto pagariam se estivessem no mercado regulado”. Esta informação é obrigatória em todas as faturas.

Se o preço compensar, o recomendado é mudar, uma operação que pode fazer a qualquer altura.

SIC Notícias