A Praia de Mira, a única praia no mundo com Bandeira Azul há 33 anos consecutivos, vai dispor de vigilância aos banhistas para além do período oficial da época balnear, anunciou hoje a Câmara Municipal, em comunicado. A medida será posta em prática entre 11 de maio e 15 de junho e entre 15 de setembro e 31 de outubro e abrangerá ainda a vizinha praia do Poço da Cruz, que foi também distinguida com o galardão ambiental Bandeira Azul.
Assim sendo, durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas será assegurada pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.
“Com as cada vez mais frequentes e prolongadas visitas do público às praias do concelho de Mira, existe uma crescente preocupação com o bem-estar dos seus utentes e a crescente implementação de uma cultura de segurança e informação nesses espaços”, justifica o presidente da Câmara, Raul Almeida.
O autarca reforça que “é da maior importância que, em caso de risco e, especialmente, quando existe a necessidade de uma ação incisiva em situações de emergência, essa ação esteja devidamente acautelada”, acrescentando que “tão importante quanto a capacidade de resposta é a aplicação de uma atitude preventiva que evite riscos para o público e o faça sentir seguro”.
Designado como Serviço de Prevenção ao Afogamento, o projeto resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e a ADAMASTOR – Associação de Nadadores Salvadores de Mira. No âmbito daquele protocolo, uma equipa de Nadadores Salvadores “pode ser ativada nos períodos em que haja condições apropriadas à prática balnear, em situações nas quais sejam necessários elementos para prevenção aquática, situações que sejam classificadas como tendo risco de afogamento, ou qualquer outro enquadramento válido, por forma a prestar assistência e a minimizar ao máximo as probabilidades de ocorrências em meio aquático ou até afogamentos”.
Dado o seu vínculo de funcionamento, “esta equipa terá a mais-valia de já estar integrada a nível operacional, sendo um meio adicional devidamente contemplado no quadro municipal para o desempenho de funções específicas”, explicita Raul Almeida. O acordo inclui a cedência de uma moto-quatro pelo município à Associação, o pagamento do combustível para o seu funcionamento, dois nadadores-salvadores, bem como o restante material necessário para o exercício das funções.
“Estamos sempre a tentar melhorar as condições das nossas praias, sobretudo a Praia de Mira, a única do mundo que sempre recebeu a Bandeira Azul desde que o galardão começou a ser distribuído, já lá vão 33 verões”, reforça Raul Almeida, que promete mais novidades para este ano.
Antes do arranque da época balnear, a autarquia espera ter concluído um novo passadiço na Praia de Mira, com uma extensão de 680 metros, investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, revelou o presidente do município. A intervenção visa recuperar o sistema dunar entre a duna a sul da marginal, junto ao restaurante Caçanito, e o último apoio da praia, junto ao molhe sul, permitindo o acesso ao areal a pessoas com mobilidade condicionada.
Raul Almeida afirmou à reportagem do Jornal Mira Online que sente-se “naturalmente, bastante orgulhoso pela conquista do galardão da Bandeira Azul pela trigésima terceira vez… algo que não é fácil de ser conquistado, ano após ano”, garantindo ser “a segurança balnear o pilar mais importante durante o período em que as nossas praias são visitadas com maior assiduidade”.
As boas acessibilidades e a manutenção do areal “que será efetuada, como de costume, pelos militares de Espinho” são outros tópicos que o autarca considera ser, por demais importantes. “Tem início, agora, uma obra que deverá acontecer durante todo o mês de Maio. Apelamos à compreensão das pessoas que venham até a Praia de Mira, pois esta obra é necessária para que a qualidade oferecida às pessoas seja ainda maior”
Jornal Mira Online