Enquanto decorria ali perto, na Barrinha, a Operação Jacinto-de-água, na Praia de Mira acontecia mais um bom exemplo de como as populações podem ajudar a embelezar o espaço de que desfrutam diariamente e que serve de “chamamento” aos turistas que passam pela localidade ao longo de todo o ano.
“Foi uma coincidência estas duas atividades acontecerem na mesma data” disse o autarca Francisco Reigota, ao Jornal Mira Online.
“Tenho pena mas houve uma descoordenação na comunicação que ocorreu entre a Câmara e a Junta de Freguesia mas, de qualquer forma, é sempre melhor duas atividades do que nenhuma”, afirmou.
Quanto ao trabalho realizado, o Presidente da Junta e seus pares em conjunto com alguns cidadãos, promoveram uma “requalificação simbólica” de algumas pontes (que recebem floreiras para seu embelezamento) e bancos de jardins que foram sujeitos a uma atuação que é, muitas vezes, preventiva, para evitar que o desgaste natural destes equipamentos se acentue.
Ao todo serão requalificadas seis pontes e todos os bancos situados nas suas proximidades. Como é óbvio, não foi possível fazer-se todo o trabalho numa só manhã, mas este exemplo faz parte de uma forma de atuar que vem sendo implementada pela Junta: durante quatro ou cinco vezes por ano, esta convida os seus concidadãos para os trabalhos necessários nos seus limites territoriais.
“A manutenção é primordial”, diz Francisco Reigota, e assim vai sendo feito algo “aqui e ali” pelo bem da comunidade… pela própria comunidade!