Os espaços públicos da Praia de Mira estarão cobertos, a partir de junho, por uma rede gratuita de Internet sem fios, investimento de 53,5 mil euros da Câmara de Mira, financiado a 90% por fundos comunitários.
Denominado “Mira – Free Wi-fi Tourism”, o projeto resulta de uma candidatura da Câmara de Mira à Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-fi do Programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.
“O projeto integra-se no documento estratégico do turismo de Portugal e na estratégia da praia digital e inovadora, iniciado já na época balnear de 2014 no âmbito da Bandeira Azul”, esclarece o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.
O autarca acrescenta que “a execução do projeto irá decorrer entre abril e junho de 2018, o que fará com que seja uma realidade já na próxima época balnear”.
Na prática, o incentivo financeiro de natureza não reembolsável concedido pelo Programa Valorizar é de 48,130.38 euros, o que corresponde a 90% do custo total do projeto.
Quando estiver concluído, o “Mira – Free Wi-fi Tourism” irá disponibilizar Internet gratuita não só no areal da praia, como até aqui, mas também nos principais espaços públicos, como a marginal (Avenida Arrais Baptista Cera), Barrinha de Mira e na chamada zona do Palco, onde decorrem os principais espetáculos ao ar livre.
“É mais um investimento destinado a melhorar as condições oferecidas a quem nos visita, na linha do que tem sido feito nos últimos anos. Somos a única zona balnear do mundo que ostenta a Bandeira Azul desde o lançamento do galardão e por isso temos uma reputação a manter”, refere Raul Almeida.
Para além de ‘wi-fi’ em toda a praia, Mira deverá manter em funcionamento na época balnear os indicadores de radiação ultravioleta e o aparelho desenvolvido pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Câmara Municipal de Mira, que ajuda a prevenir escaldões.
CMM