19.6.2024 –
A consciencialização ambiental ajudou a criar os “Guardiões da Areia” e, assim, com jovens a pensar no futuro, a Praia da Tocha continua a justificar as suas Bandeiras Azuis…
Criar e capacitar jovens líderes que ajudem a colocar e a manter o ambiente na ordem do dia, é o objetivo de um projeto denominado “Guardiões da Areia” e que já é composto por 28 alunos dos 3 Agrupamentos Escolares de Cantanhede e da ETPC. Em projetos como este ou o “Escola Azul” residem a esperança de que o novo olhar comunitário produza frutos. Intervir em ações que contribuam para a valorização e preservação da Arte Xávega, por exemplo, é uma das formas com as quais, esses novos líderes vão realizando, desde já, a missão a que se propõem..
Lá estiveram, com eles, a Junta de Freguesia da Tocha, a Proteção Civil de Cantanhede, o Adjunto do Porto da Figueira da Foz, a INOVA, entre outras entidades e individualidades, direta ou indiretamente ligadas à qualidade ambiental e à segurança da Praia que orgulha muitíssimo a todos os cidadãos cantanhedenses.
Nunca descurando da segurança individual e coletiva, Helena Teodósio quer uma Praia da Tocha a servir como “um polo de atração turístico” onde as pessoas possam descansar “com qualidade e segurança” aproveitando “o areal, a água e o sol”.
Congratulando-se com a “dinámica” dos jovens cidadãos que antecederam aos discursos oficiais, a autarca assumiu que o seu Executivo está e sempre estará “aberto a quaisquer objetivos que nos queiram colocar” no sentido de reforçar, ainda mais a convergência de ideais em prol do ambiente que é, como quem diz, em prol do planeta.
Como disse o Presidente da Junta de Freguesia da Tocha, em todo o território local ,existem, dentre outros equipamentos e atividades, “o padel, um circuito de manutenção, uma pista ciclável, o mercado, três parques infantis, um parque de campismo, a Arte Xávega e um sem número de atividades como animação de verão…” Assim, içadas as Bandeiras, a Praia da Tocha é, a partir de hoje, um local de excelência oficializado.
O convite a visitá-la (e à Freguesia, como um todo) fica endereçado a todos os que desejem conhecer ou rever essa praia que vai se renovando e embelezando ainda mais… a cada ano que passa!
Jornal Mira Online