Praia da Tocha e Praia Fluvial dos Olhos da Fervença distinguidas com classificação de “Qualidade de Ouro”

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu a classificação de “Qualidade de Ouro – 2014” à Praia da Tocha, que assim integra, pelo quarto ano consecutivo, a lista das praias com água considerada excelente nas últimas épocas balneares. A atribuição do estatuto de “Praia com Qualidade de Ouro 2014” à Praia da Tocha é mais uma distinção que vem reforçar a garantia de qualidade balnear que lhe é amplamente reconhecida, conforme aliás é comprovado pelo facto de ostentar, desde há 24 anos consecutivos, a Bandeira Azul. Este galardão será hasteado durante o mês de junho, em data a anunciar, atestando assim o integral cumprimento das exigências que estão na base da sua atribuição, dos quais se destacam, para além da qualidade da água do mar e da irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o bom nível dos serviços prestados aos utentes e a oferta de um diversificado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.

Por outro lado, é destacar ainda o seu excelente ambiente urbano e paisagístico e o vasto conjunto de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, campos de jogos em relva sintética para diversos desportos, e diversos áreas públicas e zonas verdes particularmente atrativas.

Também distinguida com a classificação “Qualidade de Ouro – 2014” foi a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na respetiva categoria, no que constitui mais um reconhecimento dos atributos desta zona situada na envolvente às conhecidas nascentes da Freguesia de Cadima e que todos os atrai todos os anos uma grande afluência de visitantes, não só pelas suas particularidades invulgares e únicas, mas também por estarem integradas numa zona natural de eleição.

Segundo informação da entidade que emite a referida classificação, esta é resultado de um processo em que foram analisados os dados relativos à qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O objetivo da Quercus é identificar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente qualidade excelente e que, portanto, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita a este parâmetro determinante na avaliação das estâncias balneares.

Para ascender ao estatuto de Praia com Qualidade de Ouro, a água balnear tem de respeitar vários critérios, nomeadamente ter sido considerada boa até 2009 (era essa a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia) e ter qualidade excelente nos quatro últimos períodos de Verão, entre 2010 a 2013. A Praia da Tocha preencheu, mais uma vez, esses requisitos, tendo todas as análise realizadas na última época balnear (2013) evidenciado resultados melhores que os valores definidos pela diretiva comunitária aplicável.

Efetuada pela Quercus, esta avaliação não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se apenas na qualidade da água das praias, sendo a mais exigente no que diz a este aspeto específico.

Segundo a entidade que a realiza, o objetivo é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente e que, por isso, oferecem maior fiabilidade no que respeita a esse parâmetro, ficando de fora da lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos.unnamed