A Praia da Tocha completou, em 2015, 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul, circunstância que esteve na base da atribuição de um certificado de participação internacional pela entidade que gere esse processo, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE).
Esta distinção ainda tem mais significado quando é a única praia portuguesa que este ano faz 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul.
A distinção foi entregue ao vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, no decurso do Seminário Bandeira Azul 2015, realizado no Fórum Luísa Todi, em Setúbal, constituindo um prémio à aposta continuada e persistente do Município na valorização e qualificação das condições ambientais da Praia da Tocha e no reforço da sua atratividade.
Os Seminários Nacionais do Programa Bandeira Azul constituem uma base importante de trabalho multidisciplinar, no qual se procura refletir sobre a implementação dos critérios Bandeira Azul para praias e marinas, esclarecer e planear estratégias de educação ambiental para a sustentabilidade integrando experiências e competências de vários interlocutores responsáveis pela gestão e manutenção de praias e marinas. Daí a importância da participação quer da Câmara Municipal quer da INOVA E.M , ambas envolvidas neste importante trabalho.
O símbolo máximo da qualidade ambiental “é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”.
A nível internacional, “a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente. A estrutura de funcionamento da Campanha em Portugal, assim como o seu processo de decisão assenta na colaboração entre entidades públicas e privadas com responsabilidades ou interesses nas praias”.