A Praia da Consolação está localizada a sul da península de Peniche pertencendo ainda ao distrito de Leiria. Esta praia tem duas vertentes: a praia de areia que confina com a famosa praia de Supertubos e tem também a praia de rochas medicinais do outro lado do forte da Consolação.
É dotada de excelentes condições terapêuticas em que numa aberta enseada, o iodo acumulado, aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o bem estar de numerosas pessoas que nela procuram, com satisfação, a cura dos seus males de origem reumática e óssea.
Esse facto é pouco comum no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas aconselhados inclusive por médicos e profissionais da área da saúde, enchendo-se assim a praia especialmente no verão com os seus utilizadores a transportarem consigo os já habituais colchões e almofadas instalando-se assim confortavelmente nas suas rochas terapêuticas.
O que é afinal o iodo?
O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogêneos, forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas. A falta de iodo causa retardamento nas prolactinas. É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em substâncias orgânicas, como etanol, clorofórmio, CHCl3, em tetracloreto de carbono, CCl4, ou em dissulfeto de carbono, CS2, produzindo soluções de coloração violeta. Em dissolução, na presença de amido dá uma coloração azul. Sua solubilidade em água aumenta se adicionarmos iodeto devido a formação do triodeto, I3-.
O iodo é um elemento químico essencial. Uma das funções conhecidas do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos. A glândula tireóide fabrica os hormônios tiroxina e tri-iodotironina, que contém iodo. O déficit de iodo conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bócio e mixedema. A ocorrência de deficit de iodo na infância pode originar o cretinismo, ocasionando um retardo mental e físico. O excesso de produção de hormónios na tireóide conduz ao hipertiroidismo. Também pode ser conhecido como desinfetante devido à sua fácil reatividade com elementos orgânicos proporcionada por sua alta eletronegatividade.
Para além da importância que a praia tem devido ao iodo é ainda possível observar algumas pessoas a esfregarem o corpo com a argila existente nas rochas, facto que se deve às propriedades da mesma na cura de problemas de pele e de ligamentos.
O que é afinal a argila?
A palavra ARGILA no conceito do leigo, designa pura e simplesmente terra argilosa, também chamada barro. Efectivamente, a argila é uma das matérias mais comuns no estado natural e das mais conhecidas por todos. No entanto, a realidade é sensivelmente diferente desta noção demasiado vaga.
Segundo Gomes (2002) o conceito de argila depende muito da formação profissional de quem se interessa por este material. Todavia, os vários conceitos, têm de comum os argumentos seguintes: produto geológico de granulometria muito fina que ocorre à superfície ou próximo da superfície da crusta terrestre, resultante da alteração meteórica ou deutérica de minerais e rocha, que desenvolve plasticidade quando lhe é adicionada água em quantidade adequada, e que endurece se for seco e mais ainda se for cozido.
Tendo em conta o tipo de mineral argiloso dominante na argila, consideram-se argilas cauliníticas, argilas ilíticas, argilas esmetíticas, argilas sepiolíticas, etc.
A argila é provavelmente o mais milagroso dos produtos usados para tratamentos desde tempos imemoriais.
É um dos três medicamentos mais antigos e poderosos da humanidade, juntamente com a água e as plantas. Desde Hipócrates a Galeno e Avicena, que notáveis terapeutas a têm utilizado com resultados surpreendentes.
Para aplicar argila sobre a pele, deve diluir-se em água termal até fazer uma lama espessa, que depois se aplica directamente sobre uma parte do corpo previamente lavada sem champos ou sabonetes cosméticos (usar um sabonete de glicerina ou algas, por exemplo). A espessura da camada a aplicar pode variar conforme a intensidade e profundidade da acção que se pretende.
Fonte:http://www.geocaching.com/
Conversámos com pessoas que frequentam esta praia há muito tempo e estão agradecidas por existir um espaço assim, pois é aqui que recorrem para cura dos seus males de origem reumática e óssea. Um casal desloca-se todos os anos em Setembro, de Braga para esta praia, pois segundo a senhora chega com as pernas muito inflamadas e ao fim de três dias “está como nova!, disse.