Um novo tipo de tratamento de cancro que usa microondas para ativar a fotossensibilidade das nanoparticulas cancerígenas dentro dos tumores vai avançar para testes em humanos.
Tratamento com microondas provou conseguir eliminar as células cancerígenas dos tumores. Irá agora avançar para testes em humanos, segundo reporta o jornal The Times.
Um grupo de investigadores da Universidade do Texas testou com sucesso este método no cancro dos osso em ratos. O professor Wei Chen, que liderou este estudo, destaca: “O nosso novo método que usa microondas pode propagar-se por todos os tipos de tecidos e atingir profundamente os tumores localizados”.
E, segundo cita o Daily Mail, acrescenta: “Até agora, a terapia fotodinâmica, que depende da luz visível, ultravioleta ou infravermelho, foi considerada efetiva nos cancros de pele ou em cancro perto da pele. O nosso novo conceito combina microondas como a terapia fotodinâmica e abre novos caminhos para atingir tumores mais profundos e já provou ser efetivo ao reduzir de forma rápida e segura o tamanho do tumor”.
Fonte: Notíciasaominuto
Foto: iStock