Posição do PAN sobre tourada na Praia de Mira

Comunicado
Evento Tauromáquico em Praia de Mira
O PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza, Conselho Local de Coimbra, tendo em conta informação que circula de que se prepara para haver um evento tauromáquico em Praia de Mira a acontecer no próximo dia 3 de Agosto, organizado pelo Touring Club Praia de Mira, diligenciou junto da Câmara Municipal de Mira e do Touring Club no sentido do evitar que este evento acontecesse.
Sendo do conhecimento geral de que a Câmara Municipal de Mira se tem mostrado sempre aberta e cuidadosa para com os animais, cremos que não quererá associar-se a este tipo de eventos manchando assim a sua imagem desnecessariamente, e nesse sentido apelámos a que não licenciasse o referido evento.
Cremos igualmente que o Touring Club Praia de Mira, para além de seguramente não ir retirar dividendos financeiros deste evento, também não quererá ficar associado, de hoje em diante, com este tipo de práticas, pelo que propusemos então o seu cancelamento e marcação de um novo evento a acontecer num futuro próximo. Um novo evento de cariz verdadeiramente cultural, como um festival de música, de teatro ou outro do género, para o qual nos disponibilizámos para auxiliar na sua organização e cujas receitas pudessem igualmente reverter a favor do Touring Club Praia de Mira.
A tauromaquia é uma prática anacrónica e que colhe cada vez mais o desagrado da população, não só pelo acto em si, que assenta na tortura despropositada de um herbívoro, mas pelo facto de ser patrocinada com dinheiros públicos em cerca de 16 milhões de euros, todos os anos.
Relembramos que Mira não tem tradição de touradas e pela recolha de informação efectuada a própria população é manifestamente contra este tipo de eventos, pelo que apelamos a todos os cidadãos que enviem emails para o Touring Club Praia ([email protected]) e para a Câmara Municipal de Mira ([email protected]; [email protected]) manifestando o seu desagrado e solicitando que tal evento não se efective.
Os mais sinceros cumprimentos,
Partido Pelos Animais e Pela Natureza – Conselho Local de Coimbra
31 de Julho de 2014
pan