Portugueses pagam mais 3,9% pelas telecomunicações num ano. País é o 10º com maior aumento na UE

29.8.2023 –

As telecomunicações pesam este ano mais no bolso e carteira dos portugueses. Os preços dos vários serviços estão em julho deste ano 3,9% acima do que estavam no mesmo mês do ano passado. sendo que Portugal está no ‘top 10’ dos países em que as telecomunicações ficaram mais caras.

De acordo com os dados do último relatório mensal da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), citados pelo Correio da Manhã, os preços mantém-se face ao mês de junho, mas a variação anual resulta que o aumento de preços num ano atingiu quase os 4%.

“Esta variação dos preços das telecomunicações foi 0,9% superior ao verificado pelo Índice de Preços do Consumidor (3,1%). A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos 12 meses foi de 2,6%, ou seja, 4,7% abaixo da registada pelo índice (7,3%)”, indica a Anacom.

Comparando os valores que são cobrados pelas operadores em Portugal, com a média dos praticados na União Europeia, as taxas de variação média nos últimos 12 meses em Portugal, segundo o Eurostat foi de 4,2% nos serviços de pacote e 1,4% em serviços telefónicos móveis.

Assim, Portugal está acima da média da UE no que respeita à taxa de variação média dos preços de telecomunicações, sendo o 10.º país onde foi maior o aumento.

A Polónia é campeã de aumento, com 7,2% de taxa de variação média dos preços de telecomunicações, enquanto nos Países Baixos foi apenas de 3,2%. EM geral, a média da UE subiu 0,7% num ano.

De acordo com a Anacom, a Nowo é a operadora com preços mais competitivos, com mensalidades mais baixas em oiro dos 13 serviços e ofertas disponíveis. A Meo tem preços mais baixos em quatro produtos, a Vodafone em dois e a Nos apenas numa das ofertas

Revista de Imprensa.