Portugueses gastam mais 20% nas prendas deste Natal

20.12.2024 –

Os portugueses estão a investir mais nas compras de Natal em 2024, com um valor médio gasto de 115,48€ entre 1 e 16 de dezembro deste ano, o que representa um aumento de 20% face ao mesmo período de 2023, revelam dados do comparador de preços e marketplace KuantoKusta.

De acordo com a empresa, este aumento reflete uma maior procura por produtos de qualidade, especialmente brinquedos educativos e artigos tecnológicos, apesar de muitos portugueses estarem a comprar menos prendas.

“O aumento do ticket médio em 2024 aponta para uma tendência interessante: os consumidores estão a gastar mais por presente, mas em muitos casos estão a optar por oferecer menos prendas. A preferência por produtos de maior valor demonstra uma ligeira mudança nos hábitos de consumo, com um foco em presentes mais marcantes, ao invés de grande quantidade”, explica Liliana Azevedo, Diretora de Marketing do KuantoKusta.

Os brinquedos continuam a ser das categorias mais vendidas nesta época do ano, com as opções que combinam diversão e aprendizagem a reunirem a preferência de muitos consumidores, como kits educativos interativos, jogos de mesa e os clássicos sets da LEGO.

TOP 15 BRINQUEDOS MAIS COMPRADOS (de 1 a 16 de dezembro): 

  1. Clementoni Super Globo Real Time
  2. Creative Toys Jogo Avozinha Voadora
  3. Bizak Laser X Revolution Double Blasters
  4. Clementoni Idea Atelier De Canetas
  5. Spin Master Patrulha Pata – Camião Paw Patroller Die Cast
  6. Clementoni Kit Ciência & Jogo – o Telescópio
  7. My Fuzzy Friends Magic Whispers Envio Aleatório
  8. Famosa Nenuco e O Seu Triciclo
  9. Concentra Ritinha Gatinha e Caminha
  10. LEGO Icons Flor de Ameixa
  11. Clementoni Ciencia & Jogo Robot Airo
  12. Concentra Bitzee Mascote Virtual Holográfico Interativa
  13. Concentra Bitzee Mascote Digital Magicals
  14. LEGO Duplo Classic Caixa de Peças Deluxe
  15. Clementoni Kit Ciência & Jogo Microscópio Pro

Fora da categoria de brinquedos, é a tecnologia que surge com maior destaque, com artigos como a Playstation 5, a Nintendo Switch, o iPhone 13, a Xiaomi TV Box S 4K, o Amazon Echo Dot 5ª Geração e os Xiaomi Auriculares Redmi Buds a liderarem as prendas mais procuradas em dezembro.

Apesar disso, uma surpresa deste Natal é a popularidade do jogo de tabuleiro Joker (nova edição), que conseguiu superar muitos artigos tecnológicos na lista de preferências dos consumidores.

Este fenómeno pode ser explicado pela crescente valorização de presentes que promovem momentos de convívio em família ou entre amigos, algo especialmente relevante na época natalícia. Este Natal, as escolhas dos portugueses refletem não apenas tendências de consumo, mas também a forma como valorizam cada vez mais a qualidade e o impacto dos presentes que oferecem.”, destaca Liliana Azevedo.

A responsável do KuantoKusta alerta, no entanto, que os consumidores devem continuar a prestar muita atenção aos preços e evitar fazer compras por impulso sem procurar alternativas mais baratas.

“É uma época muito propícia a gastos menos ponderados, o que pode ter um impacto muito grande na carteira. Mesmo na azáfama das compras de Natal, é importante fazer listas de compras e comparar preços”, conclui.

TAGS: #Natal   #economia