A comunidade portuguesa em Bordéus, França, vai promover este domingo uma festa para assinalar o 25 de Abril, durante a qual decorrerá um pedido de donativos para ajudar as famílias dos dois jovens lusodescendentes que morreram na passada quarta-feira, num acidente de viação.
“Há uma onda de solidariedade muito grande que está a nascer entre as associações e restaurantes portugueses para ajudar estas duas famílias atingidas por um trágico acidente”, confirmou ao JN Valdemar Félix, conselheiro das comunidades portuguesas no sudoeste da França.
Rémi de Oliveira, de 20 anos, e Veronique Martins, de 18, iam de scooter e não resistiram a uma aparatosa colisão com um veículo ligeiro, na noite de quarta-feira passada, numa estrada secundária que faz a ligação entre uma pequena vila, onde Veronique trabalhava, e Bordéus. Rémi teria ido buscar a namorada para a levar casa.
“As autoridades ainda estão a investigar as causas do acidente, mas aquela estrada não está referenciada como perigosa”, adiantou Valdemar Félix. O condutor do veículo ligeiro ficou ferido e em choque com o acidente. Foi levado para o hospital e não acusou álcool no teste.
A ação solidária prevista para este domingo, para ajudar as famílias dos dois jovens com as despesas dos funerais, inclui ainda o apoio a outras duas famílias carenciadas entre a comunidade portuguesa de Bordéus.
Rémi Oliveira, filho de mãe francesa e pai português, oriundo de Arcos de Valdevez, era aprendiz na construção civil. A sua namorada era filha de pais portugueses, do Porto, e trabalhava numa padaria/pastelaria.
Os funerais de Rémi e Veronique serão realizados em França.
Fonte: JN