PORTUGUESES DESCOBRIRAM COMO TRAVAR LEUCEMIA INFANTIL

Esta é, definitivamente, uma excelente notícia!

Cientistas portugueses conseguiram descobrir uma forma de se travar um tipo de leucemia infantil, através de um composto farmacológico. Desta forma, perspectiva-se a possibilidade de ser desenvolvida uma alternativa à terapêutica atual.

O grupo que conseguiu chegar a este estágio na cura da leucemia infantil, pertence ao Instituto de Medicina Nuclear (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que tem a coordenação de João Taborda Barata. Os resultados foram publicados na revista “Oncogene”, dedicada à ciência internacional.

Em comunicado, o IMM destaca que o estudo obteve conclusões “bastante promissoras no que respeita ao potencial desenvolvimento de uma terapêutica alternativa para o tratamento da leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T), um tipo de leucemia bastante frequente em crianças”.

Segundo os cientistas, o uso deste composto é capaz de interferir na proliferação das células afetadas e de interromper o seu ciclo de vida, diminuindo o desenvolvimento da doença.

ciência