Segundo o secretário de Estado das Comunidades o português está hospitalizado, tendo sofrido sido atingido por estilhaços no atentado desta manhã em Istambul.
Um português ficou ferido esta manhã no resultado do atentado em Istambul, que matou cinco pessoas e feriu 36.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades, em declarações feitas à Renascença, o homem português foi atingido por estilhaços e está hospitalizado.
Fonte oficial da Secretaria de Estado das Comunidades adiantou, entretanto, à Lusa que os ferimentos do cidadão português não têm gravidade. O português, que se encontra consciente, teve ferimentos no rosto e encontrava-se a sangrar de um ouvido. Foi submetido a uma TAC, que não apontou qualquer problema, pelo que deverá ter alta no domingo, acrescentou a mesma fonte.
A vítima é um homem que trabalha para uma empresa portuguesa que está a desenvolver um projecto em Istambul, diz ainda José Luís Carneiro. As autoridades diplomáticas e consulares estão a fazer os possíveis para acompanhar o português, estando ainda em contacto com a empresa para a qual trabalha. Caso seja necessário será feito tudo para o transportar de volta para Portugal, diz ainda o secretário de Estado.
Tudo indica ter-se tratado de um atentado suicida que fez, esta manhã, quatro mortos e sete feridos numa importante zona comercial e turística de Istambul. Um dos mortos será o autor do atentado.
A Turquia tem sofrido uma série de atentados nos últimos meses, tanto da parte do autoproclamado Estado Islâmico como de grupos internos, incluindo movimentos terroristas de extrema-esquerda e grupos independentistas curdos.
Todos contam entre as suas tácticas com atentados suicidas, mas os comunistas e curdos tendem a procurar atingir alvos oficiais, como esquadras ou edifícios governamentais. O ataque não foi reivindicado, mas os oficiais turcos dizem à Reuters que os dados apontam para um atentado ou do Estado Islâmico ou de um grupo curdo.
Fonte: sapo.pt