Um português, de 38 anos, entrou num avião vazio na pista do aeroporto de Heathrow, em Londres, Inglaterra, e fechou-se no “cockpit”.
O homem em causa foi identificado pelas autoridades como sendo Louis Pedro Verdasca dos Santos Costa, cidadão português de 38 anos, residente em Stonehill Road, Housnlow, oeste de Londres, segundo a imprensa britânica.
O caso aconteceu no passado sábado e o homem foi detido, acrescenta a Sky News. Está acusado de entrar num avião sem autorização e de violar o perímetro de segurança do aeroporto de Heathrow.
Louis Costa foi detetado a subir para um Boeing 747 da transportadora britânica British Airways, entrou na cabine e fechou-se no interior do “cockpit”, recusando abrir as portas à prova de balas e explosivos.
“Foi uma situação muito difícil e complexa e no fim foi chamada a corporação de bombeiros, que realizou uma longa operação para conseguir entrar no ‘cockpit’ pelo exterior”, disse uma fonte sob anonimato, citada pela Sky News.
“É assustador pensar nisto. Um homem que, não só entrou na pista de um dos aeroportos com mais movimento do mundo como chegou a um Boieng 747 e encontrou-o aberto, conseguindo entrar. Depois dirigiu-se à cabine e fechou-se beneficiando [da proteção] dos equipamentos anti-terrorismo do próprio avião”, acrescentou a mesma fonte.
A polícia confirmou ter existido um incidente em Heathrow e afastou uma eventual relação com terrorismo.
A British Airways apenas referiu que “o homem foi acusado e será presente a tribunal”.
O aeroporto reconheceu que “entradas ilegais na pista são um potencial perigo” e garantiu estar a colaborar com as autoridades no âmbito do incidente de sábado.
Fonte: JN