Portugal voltou a marcar passo rumo ao Euro’2020 esta segunda-feira, ao empatar frente à Sérvia, no Estádio da Luz, na segunda jornada do Grupo B de qualificação.
Fernando Santos promoveu três alterações em relação ao onze que defrontou a Ucrânia na última sexta-feira e Portugal entrou no jogo a ‘todo o gás’, com William a estar perto de inaugurar o marcador logo nos instantes iniciais.
A Sérvia tinha reservada uma resposta à altura e demorou apenas um minuto a reagir, mas com eficácia. Depois de uma desatenção defensiva, Rui Patrício cometeu falta na grande área e Tadic, da marca dos 11 metros, colocou os sérvios em vantagem.
A reação de Portugal foi imediata, mas esbarrou (quase) sempre em Dmitrovic, guarda-redes da formação de Krstajic que brilhou com duas grandes defesas a remates de Cristiano Ronaldo e Rafa. Esta seria, contudo, uma das últimas participações de Cristiano no jogo desta noite. À passagem da meia hora de jogo, o capitão tentava captar uma bola longa quando travou a corrida, pedindo imediatamente substituição e dando o lugar a Pizzi.
A ‘recompensa nacional’ chegou já perto do intervalo, altura em que Danilo arrancou do meio-campo para um golo fantástico que repôs o empate no marcador.
A etapa complementar continuou na mesma toada: Portugal com o domínio do encontro, a jogar no meio-campo adversário, enquanto os sérvios criavam perigo através de transições rápidas.
André Silva rendeu Dyego Sousa e esteve perto de completar a reviravolta, mas chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento de Rafa. À passagem do minuto 71, Portugal ficou a escassos centímetros do 2-1, mas a bola caprichosamente não entrou na baliza, após um corte praticamente em cima da linha.
De resto, a segunda parte fica também marcada por um lance capital: André Silva cabeceou uma bola que embateu no braço do defensor sérvio e o árbitro foi pronto a apontar para a marca de grande penalidade. Porém, depois de consultar o assistente, reverteu a decisão e o jogo prosseguiu.
À entrada para os últimos 10 minutos, a Seleção Nacional acentuou a pressão e instalou-se nos últimos 30 metros do terreno, mas não conseguiu furar a defensiva sérvia e chegar ao golo do triunfo.
Este resultado deixa Portugal no terceiro lugar do Grupo B de qualificação para o Euro’2020, com dois pontos, a dois da líder Ucrânia, que venceu hoje no Luxemburgo.
Bancada.pt