Portugal Rowing Tour leva remadores internacionais aos rios Dão e Mondego

24.7.2024 –

Participantes vão remar nos territórios de Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Mangualde, numa iniciativa de remo de lazer que atrai participantes de seis países europeus.

Remadores de seis países europeus vão descobrir os territórios do rio Dão e do rio Mondego no próximo mês de agosto, durante a 21.ª edição do Portugal Rowing Tour. A Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense  apresentaram o evento, em conferência de imprensa realizada na Caminhos Cruzados, produtora de vinhos do Dão, em Nelas.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense e apoiado pelo Turismo Centro de Portugal, e que atrai à região remadores de várias nacionalidades. Durante a sua estada, em unidades hoteleiras da região, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem. Este evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal.

Ao longo das suas edições, o Portugal Rowing Tour já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro e Tejo, além da Ria de Aveiro. O circuito de 2024 do Portugal Rowing Tour acontece de 15 a 18 de agosto e tem como nota principal realizar-se em dois rios – o Dão, em estreia, e o Mondego. A base logística será o hotel Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Vale da Aguieira, Mortágua.

Ao longo dos quatro dias, os participantes vão realizar quatro etapas: Montebelo – Cota Máxima (13 km); Rio Dão (6 km); Albufeira da Barragem do Fagilde (8 km); e S. João de Areias – Montebelo (16 km). No total, os remadores – da Irlanda, Países Baixos, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia e Portugal – remarão cerca de 45 quilómetros nos concelhos de Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Mangualde.

Entre as etapas, os remadores terão oportunidade de realizar uma visita, com prova gastronómica e vinícola, no Caminhos Cruzados. Os acompanhantes contam com um programa cultural e turístico próprio, nos concelhos de Santa Comba Dão e Mortágua.

A conferência de imprensa contou com intervenções de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas e Rute Costa, diretora da Secção de Remo do Ginásio Clube Figueirense e responsável pelo evento. Estiveram também presentes Artur Ferreira, vereador da CM Nelas, Ana Rolo, presidente do Ginásio Figueirense, e Sílvia Ribau e Adriana Rodrigues, diretoras da Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Joaquim Amaral deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu o facto de Nelas ter sido escolhida para esta apresentação. “O Município de Nelas será sempre colaborante e disponível para tudo o que seja necessário. Desejo os maiores sucessos para o evento”, disse.

Por parte do Ginásio Clube Figueirense, Rute Costa começou por enaltecer “o apoio que a Turismo do Centro tem prestado a este evento, desde 2008”O Portugal Rowing Tour disputa-se sempre na região Centro, para promover a região, a sua gastronomia e toda a envolvência natural. Começou por se realizar no Mondego, mas todos os anos procuramos descobrir novas zonas e novos elementos que possam trazer uma melhoria. Desta vez, escolhemos o Dão, onde somos muito bem recebidos”, sublinhou.

A terminar a apresentação, Raul Almeida elogiou o evento, por tudo o que traz ao território. “Um evento como este, que alia a componente desportiva à componente turística, enquadra-se na estratégia da Turismo do Centro. Os remadores e os seus acompanhantes têm oportunidade de visitar a região e de descobrir o nosso potencial no turismo ativo, no turismo de natureza, no enoturismo e no turismo cultural”, destacou. “Parabéns ao Ginásio Figueirense, por trazer este evento aos territórios de baixa densidade e por dar a conhecer o potencial do interior do país aos participantes. Desta forma, é um evento que favorece a coesão territorial”, acrescentou Raul Almeida.

A conferência de imprensa foi antecedida de uma visita guiada pela adega Caminhos Cruzados, conduzida por Luís Filipe, coordenador de enoturismo na empresa, e foi seguida de um almoço, confecionado pelo chef Miguel Vidal.

This slideshow requires JavaScript.