A ministra da Administração Interna garante que Portugal “responderá presente” a um eventual pedido de apoio de Itália, onde foi registado um sismo de magnitude de 6,2.
“Neste momento Itália ainda não acionou nenhum pedido de ajuda. Naturalmente que, a partir do momento que o acione Portugal responderá presente”, afirmou Constança Urbano de Sousa em Sardoal, no distrito de Santarém, à margem de uma visita aos incêndios que se registam naquela região desde terça-feira.
Cerca de 160 réplicas ocorreram no centro de Itália desde o sismo registado na madrugada de hoje, que causou pelo menos 73 mortos, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano.
O terramoto, ocorrido às 03:36 (02:36 em Lisboa), teve uma magnitude de 6,2, segundo o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial USGS, e de 6,0, segundo o Instituto de Geofísica italiano.
Segundo a proteção civil italiana, na sequência do sismo ficaram destruídos dezenas de edifícios e numerosas pessoas estarão presas nos escombros.
Fonte e foto: LUSA