Portugal perde na Rússia em dia de estreias

Shirokov marcou o golo da vitória russa. Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Lucas João e Ricardo Pereira estrearam-se pela seleção portuguesa.

A seleção portuguesa perdeu este sábado, por 1-0, no duelo particular diante da Rússia, disputado em Krasnodar. Shirokov marcou o golo da vitória russa aos 89 minutos. Face ao resultado negativo, as notas de destaque para a equipa lusa acabam por ser as estreias dos jovens Gonçalo Guedes e Rúben Neves, aos 18 anos de idade, assim como de Lucas João e Ricardo Pereira.

Os russos entraram bem melhor e aproximaram-se do golo, mas o avançado Dzyuba falhou três boas ocasiões consecutivas, com um remate à trave de Rui Patrício na terceira. O guardião português correspondeu às exigências no primeiro tempo e fez uma grande defesa aos 26, a remate de Shirokov.

Aos 36 minutos apareceu o menino Guedes, titular no encontro, a combinar bem com o regressado Nélson Oliveira antes de rematar para defesa apertada de Akinfeev. Logo de seguida foi João Mário a atirar para nova defesa do guarda-redes russo.

Portugal estava em claro crescendo mas não conseguiu voltar a criar perigo antes do intervalo e a Rússia voltou ao ataque no arranque do segundo tempo. Uma perda de bola de João Mário aos 47′ quase resultava em golo de Shirokov, mas o remate foi ao lado. Aos 63′, Mamaev também falhou o alvo, mas por muito pouco.

Quando o relógio marcava 72 minutos, Fernando Santos promoveu mais uma estreia na seleção. O portista Rúben Neves foi chamado pelo técnico e substituiu André André, colega do médio de 18 anos no FC Porto. Lucas João rendeu Nélson Oliveira.

Aos 75′, os jogadores russos festejaram um golo de Smolov, mas o árbitro da partida entendeu que a finalização foi com o braço, pelo que decidiu anular o lance.

João Mário foi o protagonista das melhores – e únicas – ocasiões de Portugal no segundo tempo, mas Akinfeev defendeu o remate forte aos 87 minutos e antecipou-se ao médio no minuto seguinte.

Aos 88 minutos, a Rússia penalizou Portugal com um golo que valeu a vitória à equipa da casa. Um contra-ataque da equipa russa deu em cruzamento de Smolov para a área, Dzyuba amorteceu e Shirokov finalizou para o único golo do jogo.

A seleção portuguesa volta à ação na próxima terça-feira, no Luxemburgo, em outro jogo particular diante da seleção local.

Fonte: sapo.pt