Portugal perdeu com a Suécia, por 48-52, terminando no 12.º lugar a Divisão A do Campeonato da Europa feminino de basquetebol em sub-20, disputado em Matosinhos.
O primeiro período ficou marcado pelo parcial de 10-0 das suecas, numa altura em que estavam a perder por 10-5, o que não só inverteu a lógica do jogo – o cinco português acusou alguma ansiedade – como permitiu à equipa do norte da Europa terminar a vencer.
A resposta portuguesa no segundo quarto não podia ser melhor, começando com um parcial de 12-0 que colocou o resultado em 24-15 e não permitindo pontos às suecas até ao sétimo minuto, saindo para o intervalo a vencer por 28-23.
Do intervalo, o cinco nacional voltou lento e disso se aproveitaram as suecas para, com um parcial de 9-0, passarem para a frente no marcador, numa reviravolta travada pelo primeiro triplo de Portugal na partida, da autoria de Ana Rodrigues, fechando o terceiro período com a equipa nacional a ganhar por três pontos.
No quarto derradeiro, a seleção sueca – treinada pelo português Francisco Pinto – recolocou-se a vencer com um parcial de 7-0 (39-43) e depois controlou o jogo, jogando com a ansiedade das jogadoras portuguesas que, ao falharem dois lançamentos de bandeja, entregaram a vitória ao adversário.
A partir das 19:45, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, Espanha e Eslovénia jogam a final.
Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Guifões, em Matosinhos.
Portugal-Suécia: 48-52.
Ao intervalo: 28-23.
Sob arbitragem de Arnis Ozols (Letónia), Mila Cavara (Bósnia) e Viola Gyorgyi (Hungria) as equipas alinharam e marcaram:
– Portugal (48): Maianca Umbalano (9), Carolina Bernardeco, Mariana Silva (4), Carolina Gonçalves (11) e Isabel Costa (4). Jogaram ainda Susana Carvalheira (2), Catarina Mateus, Ana Jesus (8), Ana Rodrigues (9), Inês Brandão, Catarina Rolo (1) e Bárbara Miranda.
Treinador: Eugénio Rodrigues.
– Suécia (52): Sofia Hagg (11), Gunesh Ozturk, Adriana Camber (7), Lydia Friberg (7) e Emilia Stocklassa (14), Jogaram ainda Crystel Bittar (11), Anna Dahl, Hanna Kahl, Matilda Salen, Vendela Danielsson (2) e Karolina Tellman.
Treinadora: Francisco Pinto.
Marcha do marcador: 12-15 (10 minutos), 28-23 (20), 39-36 (30) e 48-52 (final do jogo).
Assistência: cerca de 200 espetadores.
Fonte: Lusa
Foto: Pedro Granadeiro / Global Imagens