Venezuela é considerado o país mais miserável por causa dos problemas económicos sentidos com a quebra do preço do petróleo.
Portugal desceu três posições no índice dos países mais miseráveis da Bloomberg de 2017.
O nosso país passou da posição 13 para o lugar 16 na comparação com a lista elaborada em 2016, apesar de ter mantido a mesma pontuação (11,8 pontos).
Portugal situa-se entre Chipre e Costa Rica. O ranking deste ano ano é liderado pela Venezuela, com 499,7 pontos.
O país liderado por Nicolás Maduro lida pelo terceiro ano consecutivo com problemas políticos e económicos, o que tem contribuído para a escalada da violência nas ruas.
A forte quebra do preço do petróleo alimentou os problemas na economia e tem deixado vazias as prateleiras dos supermercados, assim como os hospitais sem medicamentos básicos.
Como o país não apresenta quaisquer dados económicos oficiais desde 2015, a agência norte-americana teve de calcular a taxa de inflação da Venezuela através do índice “Café Com Leite”, e que avalia o preço do café.
A seguir à Venezuela, surgem a África do Sul e a Argentina, que fecha o pódio.
Grécia, Espanha e Brasil são outros três países que surgem dentro dos dez primeiros lugares.
O índice dos países mais miseráveis é calculado através da taxa de inflação e da taxa de desemprego de 65 países. Tailândia, Singapura e Suíça são os três países menos miseráveis do mundo.
Fonte: Dinheiro vivo
Foto: EPA/MÁRIO CRUZ