Portugal entra a ganhar no Mundial de Handball e Brasil surpreende anfitriões

16.01.2025 –

A seleção portuguesa masculina de Handball entrou a vencer, ontem, quarta-feira no Mundial-2025, ao bater os Estados Unidos por 30-21, no Grupo E, em que o Brasil protagonizou a primeira surpresa do torneio, ao vencer a Noruega (29-26).

Sem poderio para fazer face à formação lusa, os norte-americanos foram vendo avolumar-se o marcador, numa partida cuja história se conta pelos nove golos de diferença, quando, ao intervalo, os pupilos de Paulo Jorge Pereir já venciam por 15-10

Numa exibição tranquila, antes do embate com o Brasil na sexta-feira e do fecho da poule preliminar com a coanfitriã Noruega, a equipa lusa não acusou a falta, em Oslo, do lesionado Alexandre Cavalcanti, num dia em que ficaram a saber também da privação do central Miguel Martins, suspenso por doping.

Martim Costa e Pedro Portela marcaram sete golos cada, num dia em que António Areia chegou ao golo 300 pela seleção principal portuguesa.

No mesmo grupo, uma das surpresas do torneio e logo à primeira jornada, com o Brasil a bater a Noruega, por 26-29 com Haniel Langaro em destaque, anotando sete golos – nos noruegueses, destacou-se Grondahl, com seis.

Há três edições consecutivas que os brasileiros se ficam pela ronda preliminar, falhando ronda principal (main round), dando aqui mostras de outra ambição, enquanto os noruegueses, sextos na última edição e um dos anfitriões, levaram um susto logo a abrir.

Edney Silva, do Sporting, marcou um dos golos brasileiros, numa partida em que Nryan Monte, fez a diferença, com seis golos e exibição completa no capítulo defensivo e ofensivo.

Informações: Flashscore

Imagens: “X” e YouTube