Os governos de Portugal e do Rio de Janeiro, no Brasil, vão assinar, na terça-feira, na cidade ‘carioca’, uma parceria para lançar missões, projetos e programas visando “fomentar o intercâmbio para a internacionalização de ‘startups'”.
Segundo uma nota divulgada hoje pelo governo do estado do Rio de Janeiro, o “acordo inédito de cooperação tecnológica entre Brasil e Portugal” será assinado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Rio e da Secretaria de Estado da Indústria (SEI) portuguesa, pela mão do secretário de Estado João Vasconcelos.
O documento será assinado após o seminário “Portugal Hub Atlântico – Ecossistema Empreendor”, que visa “unir esses dois países no incentivo à inovação tecnológica”, de acordo com o comunicado.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, esta será “uma parceria muito positiva para os dois países”.
“Tanto a nossa secretaria quanto a Secretaria de Estado da Indústria desenvolvem programas de fomento ao desenvolvimento da iniciativa empresarial, como o Startup Rio, Startup Portugal, Startup Lisboa, focados em inovação, empreendedorismo e criação de empresas nascentes de base tecnológica”, destacou.
Tudo isso, continuou, “através da combinação de infraestrutura, educação, mentoria, ‘networking’, consultorias e subvenção económica”.
No evento, Gustavo Tutuca apresentará “o Startup Rio, programa que tem como objetivo formar uma nova geração de empreendedores digitais do estado”, de acordo com a mesma nota.
Já João Vasconcelos “falará das medidas dedicadas a startups brasileiras que queiram lançar-se em Portugal, previstas na estratégia do país para o empreendedorismo, a Startup Portugal, e apresentará o Web Summit, o maior evento tecnológico e de startups do mundo, que acontecerá nos próximos três anos, em Lisboa”, pode ler-se na nota.
Segundo o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio, Otakar Svacina, “existe total sinergia entre os segmentos económicos alvos dos programas de fomento no Brasil e Portugal, que hoje são, respetivamente, Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia”.
A assinatura do acordo insere-se numa missão empresarial de dois dias do Governo, sendo que na segunda-feira os portugueses irão visitar “o espaço de coworking do Startup Rio, o Parque Tecnológico UFRJ e a Incubadora da PUC-RIO”, informou ainda a mesma fonte.
No mesmo dia, João Vasconcelos participará num encontro promovido pela Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Consulado Geral de Portugal do Rio de Janeiro.
“Será uma excelente oportunidade para conviver e conversar com o Senhor Secretário de Estado e entender mais um pouco sobre o ecossistema de empreendedorismo e Startups em Portugal”, segundo a Câmara Portuguesa.
Sapo / Lusa