Portugal é dos países da OCDE com impostos mais elevados sobre o trabalho

17.8.2023 –

Entre os anos de 2016 e 2023, os cofres do Estado português encaixaram 100,8 mil milhões de euros em IRS, posicionando Portugal como o 9.º país com os impostos mais elevados sobre o trabalho da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Os dados das sínteses de execução orçamental publicadas pela Direção-Geral do Orçamento mostram que os 5,5 milhões de contribuintes pagaram, em seis anos, mais de 18 mil euros em IRS, revela o ‘Jornal de Notícias’.

A mesma fonte revela que, em 2022, o Fisco atingiu um recorde de 15,8 mil milhões de euros em IRS, tendo nos primeiros seis meses de 2023 encaixado 6,4 mil milhões de euros, podendo ainda superar os valores totais do ano anterior até ao mês de dezembro.

Portugal posiciona-se assim como o nono país da OCDE com maior carga fiscal sobre os rendimentos, e a organização, bem como a Direção-Geral de Impostos e União Aduaneira da Comissão Europeia já alertaram para esta situação, adianta o ‘JN’.

O nosso país é ainda, dos 27 países da União Europeia, dos que mais subiram as taxas máximas de IRS, ao contrário da maior parte das economias europeias.