Portugal dá passo histórico na gestão de fronteiras com novos sistemas digitais

20.05.2025 –

Portugal iniciou ontem, 19 de Maio, a implementação de uma nova geração de sistemas de controlo de fronteiras, integrando-se no plano europeu de transformação digital para uma gestão mais eficiente, segura e tecnológica. Os sistemas VIS4EES, PASSE+ e o Portal das Fronteiras já estão operacionais em vários pontos estratégicos das fronteiras aéreas e marítimas do país.

A medida é coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), através da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), e conta com o envolvimento direto da GNR, PSP, ANA Aeroportos, Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA, I.P.), Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI) e empresas tecnológicas especializadas.

Três novos sistemas em operação

Os sistemas agora em fase de implementação são:

  • VIS4 – Sistema Europeu de Informação sobre Vistos

  • PASSE+ – Sistema Nacional de Controlo de Fronteiras Aéreas e Terrestres

  • Portal das Fronteiras

Estes instrumentos visam reforçar a automatização e o rigor no controlo de entradas e saídas no espaço Schengen, otimizando o registo de vistos, dados biométricos e históricos de movimentos de cidadãos de países terceiros.

Estes sistemas são fundamentais para garantir que Portugal está preparado para operar com tecnologias europeias de última geração nas suas fronteiras, assegurando os mais elevados padrões de segurança e serviço ao cidadão”, afirmou o Superintendente Pedro Moura, Coordenador Geral da UCFE/SSI.

Impacto no fluxo de passageiros

Durante esta fase inicial, poderão ocorrer ligeiros aumentos no tempo de processamento nos postos de controlo documental, especialmente nos principais aeroportos internacionais. As autoridades recomendam que os passageiros se mantenham informados através dos canais digitais oficiais e das comunicações disponíveis nos terminais.

Onde acompanhar atualizações

Os cidadãos podem acompanhar todas as atualizações sobre a implementação dos novos sistemas nos sites e redes sociais das entidades envolvidas:

  • Sistema de Segurança Interna (SSI) – www.ssi.gov.pt

  • PSP, GNR, AIMA, ANA Aeroportos e MNE

Com esta modernização, Portugal reforça o seu compromisso com a segurança, inovação e qualidade no atendimento ao cidadão, posicionando-se na vanguarda da gestão europeia de fronteiras.

Fontes: GNR, PSP

Imagem de capa gerada por IA