“Portugal tem motivos para comemorar: a prestação da equipa nacional nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM)que se traduziu, mais uma vez, em resultados notáveis, numa das edições mais exigentes dos últimos anos. Foram três as medalhas de bronze conquistadas pelos portugueses Nuno Santos (Porto), Henrique Aguiar (Aveiro) e Francisco Andrade (Matosinhos), além de uma menção honrosa obtida por Henrique Santos (Coimbra)”, revelou a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em comunicado.
Estes quatro alunos frequentam o 12.º ano de escolaridade e por isso mesmo a participação na edição deste ano foi a última vez que representaram o país na competição.
Além dos quatro alunos medalhados e distinguidos participaram ainda nas OIM Bruno Carvalho, de Matosinhos e aluno do 11.º ano, e Henrique Navas, de Lisboa e aluno do 10.º ano.
“A delegação portuguesa chegará a Lisboa na próxima sexta-feira, dia 17, e será recebida numa sessão informal de boas vindas pelas respetivas famílias e pelos organizadores e patrocinadores das Olimpíadas”, acrescenta o comunicado da SPM.
As OIM, que terminam no dia 16, em Chiang Mai, na Tailândia, envolveram a participação de quase 600 jovens de todo o mundo, e antecedem, para a equipa portuguesa, a participação nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que este ano decorrem em Cabo Verde, de 20 a 26 de julho.
O calendário de competições internacionais de Matemática de 2015 fica completo com as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que terão lugar em Porto Rico, de 6 a 14 de novembro.
Em 2014, na Cidade do Cabo, África do Sul, os representantes de Portugal conquistaram duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa, que valeram o 33.º lugar na competição, que envolveu 103 países.
As três medalhas de bronze e a menção honrosa conquistadas este ano juntam-se a um palmarés de três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), quatro de prata, 23 de bronze e 22 menções honrosas conquistadas por Portugal, que participa nesta competição desde 1989.
A participação portuguesa nas competições internacionais é organizada pela SPM, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Fonte: DN