PORTO HOMENAGEOU VASCO GRAÇA MOURA, NA FEIRA DO LIVRO

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e o Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, homenagearam no passado sábado, numa cerimónia oficial no âmbito da Feira do Livro, o escritor Vasco Graça Moura.

A homenagem, a que assistiram numerosas personalidades convidadas, decorreu dos jardins da Palácio de Cristal. Rui Moreira e Miguel Pereira Leite descerraram uma lápide junto de uma tília que passará a ficar atribuída ao escritor portuense falecido este ano. Seguiu-se a declamação de um poema por parte do Presidente da Assembleia Municipal e uma intervenção do Presidente da Câmara, que recordou que a autarquia atribuiu, em julho passado e a título póstumo a Medalha de Honra a Vasco Graça Moura.

“Vasco Graça Moura, um portuense como nós, tinha na voz, mas sobretudo na palavra, a sinceridade, o sentimento e a profundidade quanto baste, para merecer que o assinalemos neste local de letras, de palavras e que não queremos esquecido em nenhum dia do ano. É a homenagem dos portuenses à palavra de um portuense”, sublinhou.

E acrescentou: “Nesta feira do livro, nesta avenida e até nesta homenagem simbólica de atribuir a cada tília a palavra de um escritor – e para o ano será a palavra de Agustina Bessa Luís a fundar-se numa outra tília – o Porto dá um exemplo de caráter. Do caráter de quem não se deixa vencer pelo fatalismo ou pelo ditame que vem de um diretório ou de um lobby. Do caráter de quem não aceita o joguete ou a arrogância dos supostos insubstituíveis. Mas fá-lo com tempero. Com nível, pelo trabalho, com trabalho e com resultados. Sempre foi assim. Hoje é assim”.

vasco