PORTO: Crianças na “Poesia em Sophia”

A Câmara Municipal do Porto é co-organizadora do projeto da Fundação INATEL que pretende celebrar, este sábado, o Dia Mundial da Poesia com a iniciativa “Poesia em Sophia”, num tributo a Sophia de Mello Breyner Andresen.

O Pelouro da Educação, Organização e Planeamento, com o envolvimento da comunidade escolar, associou-se a esta iniciativa através da gravação de vídeos com declamações/leituras de contos infantis sobejamente conhecidos deste público, como é o caso da Fada Oriana, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta ou a Menina do Mar.

Às 17:00 horas, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett abre portas para um espetáculo inédito de poesia, música e bailado. A abertura contará com o visionamento do vídeo da leitura dos contos, efetuada por alunos de escolas básicas do 1º Ciclo do Porto (Cerco, Corujeira, Falcão, Lagarteiro, São Roque, Torrinha), procurando, numa atitude pedagógica e inclusiva, aproximar a comunidade escolar ao património literário e ao gosto pela poesia.

A iniciativa, de entrada livre, pretende convocar a população para um encontro coletivo de celebração da poesia e do património literário português.

Programa

15:00 horas – Concentração e atividades (teatro, música, contos infantis e artes plásticas) na Avenida das Tílias (jardins do Palácio de Cristal);

16:30 horas – Leitura do Manifesto pela Poesia, um original de Maria Andresen e lido pelo ator António Capelo (concha acústica);

17:00 horas – Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Poesia no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.