POR UM MELHOR AMBIENTE, POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

 559444_110608062426961_28780750_n

Na defesa do ambiente e de uma melhor qualidade de vida, todos não somos demais.
Na rua, na fábrica, na escola, no nosso dia-a-dia, as boas práticas ambientais não podem ser descuradas, não podem ser apenas letra morta num qualquer plano estratégico apenas para “inglês ver”.
Porque é o nosso futuro, e sobretudo o das gerações vindouras, que está em jogo, há que trabalhar para que qualquer plano, qualquer estratégia pessoal ou colectiva, seja um instrumento para o futuro ambiental de todos nós. E não um conjunto de ideias virtuais.
Cada um de nós pode fazer muitas coisas simples para salvar a terra, para defender o ambiente, para ajudar na construção de uma melhor qualidade de vida. Assim, entre muitas outras coisas, reduza os sacos de plástico, use detergentes menos poluentes, coloque um compressor redutor de caudal nas suas torneiras, acerte as temperaturas do seu frigorífico e (ou) arca congeladora (a temperatura recomendável para o frigorífico é de 6º C e, para a arca congeladora, de – 18º C), desligue o ferro de engomar um pouco antes de acabar de passar pois ele continuará a difundir calor, não deixe a água a correr enquanto lava os dentes ou faz a barba, use lâmpadas incandescentes mais económicas – como as de crípton, tungsténio-hologénio ou com revestimento reflector de infra-vermelhos – em vez das “tradicionais”, tenha o seu carro sempre bem afinado pois um carro afinado gasta menos 9% de emissões tóxicas e esta é a maneira mais fácil de o fazer poupar gasolina, não trave nem acelere bruscamente, use pilhas recarregáveis (elas duram mais do que as alcalinas e têm um peso menor no nosso problema do lixo perigoso), poupe papel e prefira produtos naturais para travar a erosão, durante os períodos de seca não desperdice água regando a relva que começa a ficar castanha (trata-se de um processo de hibernação, e voltará ao normal depois das primeiras chuvas), separe os jornais do outro lixo e mande-os reciclar, compre ovos em embalagem de cartão e não de esferovite, compre legumes, cogumelos, carne, etc., avulso e não embalados, leve uma chávena para o emprego em vez de usar copos de papel, deixe de caçar e comece a disparar com a máquina fotográfica, deixe de fumar, ande a pé ou de bicicleta, coma para viver e não o contrário, seja sociável.
Para além destas coisas simples, há outros exemplos a ter em conta e que têm vindo a ser realizados nas empresas, nas escolas e noutras instituições. Aqui, nota-se uma preocupação constante pelo ambiente e pelo direito de trabalhadores, alunos e outras camadas da população a um melhor ambiente, a uma melhor qualidade de vida.
Com paixão militante ou de forma mais “soft”, cada um de nós deve fazer o que está ao seu alcance por um ambiente mais saudável, por uma melhor qualidade de vida, por um melhor futuro para nós e para as gerações futuras.

António Veríssimo
Militante do PAN