Mas, há um aspecto muito importante que deve ser realçado: Muitas pessoas não têm o seu número de telemóvel atualizado. Se este for o caso, contate imediatamente o Centro de Saúde através do telefone ou de e-mail, para que os dados possam ser inseridos na plataforma e ser contatado atempadamente!
São vinte e duas, as pessoas envolvidas na vacinação contra a COVID-19, entre funcionários do Centro de Saúde e da Câmara Municipal. Cada uma dessas pessoas, com a sua função bem delineada, encarrega-se de atender – nesta primeira fase – aos mais idosos do Concelho, para que “ninguém fique sem receber a vacina, se assim o entender” como informou a Madalena Santos, responsável máxima pela execução desta tarefa que não se adivinha fácil, mesmo num Concelho com uma população pequena.
Nestes primeiros dois dias – quinta e sexta-feiras – estão e continuarão a ser ministradas, cerca de cento e cinquenta vacinas diárias, para a faixa etária mais avançada, que vai dos cento e dois até aos oitenta anos de idade. Ao todo, estavam inscritas nesta primeira listagem, mil trezentos e quatro pessoas, o que dá bem a ideia do trabalho que estará a ser desenvolvido nestes dos dois dias, com quatro vacinas a serem ministradas a cada quinze minutos, sensivelmente.
“Na verdade, apesar de tudo ter sido planeado atempadamente, temos que nos adaptar à uma realidade nua e crua: as vacinas chegam-nos muito em cima da hora e é preciso que todos sejam contatados rapidamente, para que ninguém fique para trás… e este é o motivo principal do nosso apelo para que todos atualizem os seus dados!”, admite Madalena Santos, que lamenta apenas “a falta de vacinas para que todo o trabalho seja desenvolvido em pleno, o mais rapidamente possível”.
Já Raul Almeida, Presidente da CM de Mira, também presente no local, mostrou-se “bastante agradado com o resultado final de bastantes horas de preparação, num trabalho que envolveu e continuará a envolver, sinergias entre a Câmara e o Centro de Saúde, com profissionais de ambas, a darem tudo por tudo para que todos os cidadãos que queiram ser vacinados, o sejam”.
Garantindo “total apoio desde a primeira hora” na elaboração e execução deste plano, o autarca destaca a parte logística como a que cabe à Câmara. “O apoio logístico que damos está na cedência de um espaço amplo como é o Pavilhão de Mira, toda a informática que os profissionais sintam ser necessária e, também, a parte do transporte, que será garantida já na segunda fase, brevemente. Para além disto, estará disponível uma Unidade Móvel de Saúde que irá de encontro às pessoas acamadas, para que recebam a vacina onde estiverem”.
As primeiras pessoas a serem vacinadas foram a D. Júlia, da Lagoa, que conta 93 anos de idade, a D. Arminda, da Barra de Mira, com 96 e o Sr. Virgílio, com 92 anos, vindo da Gândara e utente do Centro de Saúde dos Carapelhos. Todos, sem exceção, demonstraram felicidade e alívio em serem vacinados neste primeiro dia. Aguardarão, como todos os demais, o prazo mínimo de vinte e um dias para poder receber a segunda e definitiva dose, bem como a recém-chegada D. Irma do Major, que vinha da Barra de Mira e, no auge dos seus 94 anos, afirmou estar ali, “para lutar bravamente contra o vírus malvado!”
Jornal Mira Online