Perto de 100 por cento da população de Coimbra dispõe de uma paragem de transportes públicos (incluindo rodoviários e ferroviários) num raio de mil metros.
“E mesmo quando se considera uma distância de 500 metros, a percentagem é de 90,1 por cento”, adianta a autarquia em nota de imprensa.
Estes dados constam do “Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra – 1º relatório intercalar, fase A.1 – caracterização e diagnóstico”, datado de 5 de outubro de 2015 e elaborado pela consultora TRENMO.
Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra da próxima quarta-feira será analisado um documento de parecer/contributos, elaborado pelos serviços da autarquia, que incide sobre este plano encomendado pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC).
No estudo é também possível verificar que a relação entre viaturas e população residente, em Coimbra, é inferior a 60 por cento (o resultado mais baixo neste caso regista-se na Pampilhosa da Serra, com 52 por cento).
“Num concelho com o de Coimbra, mais urbano e de maior poder de compra, esta percentagem indicia um bom sistema de transportes públicos”, frisa a edilidade.
Já na interação entre transportes públicos e estacionamento, os autores indicam que a duplicação da oferta de carreiras apenas diminui o estacionamento entre 1 a 2 por cento.
No entanto, se “for aplicada uma duplicação das tarifas de estacionamento, a redução na utilização do automóvel ronda os 20 por cento”.
Os serviços da CMC concluem que esta abordagem é “pertinente na análise de casos com boa oferta de transportes públicos, mas críticos ao nível da sobrecarga de estacionamento, como é o caso” dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Polo I da Universidade de Coimbra.
Em termos gerais, considera-se que a “caracterização e o diagnóstico apresentados retratam fielmente a realidade do município de Coimbra. Porém, são apontadas lacunas, nomeadamente a ausência de referências ao transporte de mercadorias ou à mobilidade elétrica”.
O sistema de transportes de mercadoria/logística é muito importante em termos de mobilidade, sustentabilidade e economia de qualquer região, ainda mais tendo em conta as intenções de instalar plataformas logísticas por parte de alguns municípios da CIM RC.
Ao nível da mobilidade elétrica, Coimbra dispõe de uma rede de recarga de automóveis particulares e é a única cidade da Península Ibérica que mantém troleicarros em utilização.
Além disso, pretende recuperar uma linha de elétricos históricos, utiliza miniautocarros elétricos no centro histórico e dispõe de um elevador de ligação à Alta movido a esta energia.
“Um conjunto de aspetos que não tem impacto apenas a nível local e regional, reduzindo a poluição atmosférica, mas também em termos globais, tendo em conta a diminuição do consumo de combustíveis fósseis#, refere município a concluir.
Fonte http://www.centrotv.pt/centro/item/6819-populacao-de-coimbra-quase-nos-cem-por-cento-no-acesso-a-transportes-publicos