26.3.2024 –
Navio embateu num pilar da ponte Francis Scott Key e causou o desmoronamento
A ponte de Baltimore, em Maryland, EUA, desabou esta terça-feira de madrugada, depois de um navio de carga ter colidido com um pilar, avança a Reuters.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver os vãos da ponte Francis Scott Key – com 2.7 quilómetros de comprimento – a cair na água depois de terem sido atingidos pelo navio.
No X, Autoridade de Transportes de Maryland confirmou que a I-695 foi encerrada devido ao colapso da Key Bridge devido a uma ” colisão de navios” e que “todas as faixas de rodagem foram encerradas em ambas as direções”.
MAJOR BALTIMORE TRAFFIC ALERT: AVOID I-695 southeast corridor. I-695 Key Bridge collapse due to ship strike. Active scene. Use I-95 or I-895. #baltraffic #mdtraffic
— MDTA (@TheMDTA) March 26, 2024
De acordo com os bombeiros da cidade de Baltimore, “pelo menos sete pessoas” estão no rio Patapsco. No entanto, é incerto o número de carros caíram à agua quando a ponte colapsou.
“O nosso objetivo neste momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas”, afirmou o diretor de comunicações do Departamento de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à Associated Press, acrescentando que o acidente foi classificado como um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”.
Cartwright disse que parecia haver “alguma carga ou contentores pendurados na ponte”, criando condições inseguras e instáveis, e que as equipas de emergência estão a operar com prudência.
Esta é uma emergência terrível”, afirmou.
A ponte Francis Scott Key, com 1,6 quilómetros de comprimento, estende-se sobre o rio Patapsco até ao porto de Baltimore, de acordo com a Autoridade de Transportes de Maryland. Inaugurada em 1977 tem o nome do autor de “The Star-Spangled Banner”.
Segundo o site do governo de Maryland, o Porto de Baltimore movimentou mais de 52 milhões de toneladas de carga internacional no valor de mais de 80 mil milhões de dólares no ano passado – o nono maior total entre os portos dos EUA e apoia 15.330 empregos diretos e 139.180 empregos em Maryland.
Andreia Miranda/CNN Portugal
Imagem: Times of India