07.4.2024 –
O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho recebeu neste 7 de abril, a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo 2024. O evento estava inicialmente projetado para a cidade de Coimbra, e foi deslocado para Montemor em virtude dos sucessivos alertas que colocavam em risco a realização da prova no rio Mondego. O caudal e as descargas da Barragem da Aguieira pesaram na decisão da mudança de forma a garantir as condições de segurança necessárias à prova.
Um extenso trabalho colaborativo entre a Federação Portuguesa de Canoagem, Clube Fluvial de Coimbra e os municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho, solucionou a realização de uma das maiores provas de canoagem do calendário nacional. Foram quase 1000 os atletas que participaram no evento em regatas disputadas nas categorias de iniciados, infantis, cadetes, juniores, seniores e masters.
O palco de excelência para a prática da canoagem do CAR de Montemor-o-Velho, encheu-se de cor e movimento com as sucessivas regatas. O bom tempo que se fez sentir também ajudou e, no final toda a organização estava satisfeita com o desenrolar da prova.
O núcleo duro da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) esteve presente em Montemor com o presidente Vitor Félix e dois dos seus vice-presidentes para além do staff e toda a equipa logística necessária para um evento desta envergadura. Presentes, estiveram igualmente os vereadores Carlos Lopes, do município de Coimbra, e Décio Matias, do município de Montemor-o-Velho.
Na classificação geral por clubes, o norte do país continua a afirmar-se como um bastião da modalidade. O Clube Náutico de Ponte de Lima saiu vitorioso com 1046 pontos, seguido pelo Clube Náutico do Prado, vencedor de 2023, com 894 pontos e, em terceiro lugar, o Grupo CDR de Gemeses com 876 pontos.
Sérgio Bento, presidente do Clube Fluvial de Coimbra reafirmava, no final de todo o evento, que “Esta prova só foi possível graças a esta grande colaboração institucional entre as entidades envolvidas. Agradecemos a visita de todos os clubes e atletas e, acima de tudo, a compreensão que demonstraram.”
Nos dias 28 e 29 de Setembro, o Fluvial de Coimbra assumirá a organização de mais uma prova. Desta vez, será a final do Campeonato Nacional de Kayak Polo 2024. O Clube de Coimbra procura recuperar o título de campeão nacional que lhe escapou nos últimos anos após seis anos consecutivos no primeiro lugar do pódio nacional na categoria sénior.