Pombal celebra Dia Municipal para a Igualdade para sensibilizar a comunidade para a temática

O Município de Pombal assinala, a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, por forma a sensibilizar a comunidade para esta(s) temática(s).

O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de cidadania local que coloca a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os direitos das mulheres, a violência doméstica, a Igualdade salarial, o combate à pobreza, o acolhimento de migrantes, a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, a igualdade de oportunidades, entre outras.

Do dia 24 a 27 de outubro, serão realizadas várias publicações nas redes sociais do município com alusão à efeméride, reforçando o trabalho de algumas entidades/ projetos no município, como a APEPI – Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência Quebrar o Silêncio, a CERCIPOM – Cooperativa de Educação, Reabilitação e Inclusão de Pombal eo CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Por outro lado, a Biblioteca Municipal de Pombal divulgará sugestões de alguns livros/filmes que ajudarão a refletir, de forma transversal, sobre a temática, destinado a várias franjas etárias.

Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, será inaugurado, pelas 12h00, junto à escadaria da Escola Gualdim Pais, o Mural para a Igualdade, realizado após o desafio lançado pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género em 2022 a todos os municípios, e que no caso de Pombal foi executada pela artista Ana Verónica Dias, de forma participada com alguns alunos do Agrupamento de Escola Gualdim Pais.

A iniciativa tem o objetivo de informar os/as cidadãos/ãs sobre as assimetrias de género, ainda existentes, estrategicamente realizado próximo a uma escola, no pressuposto de que o acesso à educação e informação é um fator determinante para consciencializar para as desigualdades.

Na quarta-feira, dia 25 de outubro, o Museu Marquês de Pombal promoverá uma visita dançada conduzida pela bailarina/ coreógrafa Inesa Markava, destinada a todos e todas, mas para a qual foi também convidado público estratégico numa lógica de promoção de igualdade de oportunidades, também no acesso a atividades culturais.

No dia 29 de outubro (domingo), realizar-se-á, pelas 9h00 , a Caminhada pela Igualdade, com início e fim no Centro Escolar de Pombal, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade para as questões da igualdade, por forma a refletirmos em conjunto, quais os passos individuais e coletivos que poderemos fazer neste caminho.

O Município de Pombal encontra-se comprometido com a sua responsabilidade de “assegurar a integração da perspetiva de género em todos os seus domínios de ação, adotando o seu plano municipal que se pretende vivo, dinâmico e ajustado às necessidades da população, apelando à participação da comunidade.