06.8.2024 –
Projetos pioneiros têm sido exemplo de competência e eficiência na administração pública local.
O Município de Pombal celebra 20 anos de inovação e transformação digital, destacando-se como um exemplo de competência e eficiência na administração pública local. Ao longo destas duas décadas, a Divisão de Informática, Modernização e Sistemas Inteligentes, implementou uma série de projetos pioneiros que revolucionaram os serviços municipais, tornando-os mais acessíveis e sustentáveis. O município tem sido uma referência a nível nacional, inspirando outros municípios portugueses com as suas práticas inovadoras.
Desde a ligação em rede de todos os edifícios municipais e o desenvolvimento de vários websites, até ao desenvolvimento de vários serviços online, onde se destacam os da área do Licenciamento de Obras Particulares, o Município de Pombal demonstrou uma capacidade ímpar de inovar, recorrendo quase sempre a recursos internos. O desenvolvimento do Webdoc (Sistema de Gestão Documental), a criação do Fórum Munícipe (Balcão Único), o Balcão de Atendimento Municipal (B@M) a funcionar em todas as freguesias, e o desenvolvimento de plataformas de gestão de processos (WebGPA) são apenas alguns dos marcos desta jornada.
Desde então, o município tem sido distinguido pela sua capacidade de inovação na área da modernização administrativa. Pombal foi reconhecido a nível nacional com diversos prémios, refletindo o compromisso contínuo com a qualidade, a transparência e a inovação.
Entretanto, desde o passado mês de maio, o Município de Pombal passou a dispor de um Balcão Digital (https://balcaodigital.cm-pombal.pt/) desenvolvido igualmente pela Divisão de Informática, Modernização e Sistemas Inteligentes, e que representa um passo crucial na transformação digital do municipal.
A ferramenta centraliza todos os serviços municipais numa única plataforma, permitindo aos munícipes e empresas que lhes acedam de forma facilitada e organizada. Funciona como se fosse um catálogo de serviços, onde os cidadãos podem encontrar tudo o que necessitam num só lugar.
A iniciativa corresponde ao compromisso do município com a transição digital e a moder-nização dos seus serviços. O lançamento do Balcão Digital é assim mais um passo relevante nesse caminho e resulta do empenho em proporcionar serviços mais eficientes e acessíveis à comunidade.