Politécnico de Coimbra destaca-se no desporto universitário com três equipas nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2025

06.04.2025 –

O Politécnico de Coimbra apresentou na sexta-feira, 4 de abril, as equipas que vão representar a instituição nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) 2025. O IPC estará em competição nas modalidades de Futsal Feminino, Futebol 11 Masculino e Basquetebol Masculino.

Considerado o principal evento multidesportivo do ensino superior em Portugal, a competição vai reunir em Coimbra aproximadamente 1.500 estudantes-atletas em representação de 26 instituições universitárias de todo o país, entre os dias 7 e 18 de abril, em Coimbra.

Durante a cerimónia, que decorreu na Casa do Bispo, em São Martinho do Bispo, Coimbra, foi destacada a importância do desporto universitário como complemento à formação académica.

O presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, reforçou o impacto positivo da prática desportiva na formação dos estudantes: “Todo o tempo que investem no desporto são ferramentas extracurriculares que vos dão competências que muitas vezes não se aprendem em sala de aula”, afirmou, mencionando ainda que “há três ou quatro anos, o IPC não estava presente nestas fases finais e hoje está,” mostrando orgulho no caminho percorrido e a ambição de melhorar as condições dos treinos e infraestruturas no futuro.

Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pelo desporto, sublinhou o papel do desporto como um “pilar importante na educação e na formação que queremos para os nossos estudantes”. Reconheceu a motivação, o trabalho, a resiliência e superação das equipas, acrescentando que “mais do que uma competição, este momento representa o compromisso com o sucesso académico e os valores do desporto, como a partilha, a união e a amizade”.

Hugo Ferreira, representante das associações de estudantes do IPC, destacou a dedicação dos atletas, afirmando que são “a prova do esforço, dedicação e trabalho de equipa”, e assegurou o apoio aos atletas por parte de toda a comunidade.

Já Diogo Braz, vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), enalteceu o percurso do Politécnico de Coimbra na área desportiva: “As fases finais são um marco importante. O IPC tem vindo a realizar um grande trabalho, sendo hoje um parceiro fundamental da FADU no desenvolvimento do desporto universitário”, referiu.