16.6.2024 –
No dia 12 de junho, o Politécnico de Coimbra (IPC), através da sua unidade orgânica INOPOL Academia de Empreendedorismo, assinou um protocolo de cooperação com a multinacional canadiana Empowered Startups, tornando-se a mais recente entidade a integrar, como parceira, o seu programa HQA Visa.
Este programa visa promover a atração de empresários, empreendedores e PMEs internacionais para Portugal, através do investimento em projetos inovadores de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em colaboração com as instituições de ensino superior nacionais.
Os empreendedores internacionais captados pela empresa financiam diretamente projetos de investigação científica das instituições e, com os resultados dessa investigação, criam novos produtos e serviços inovadores. O objetivo passa depois por comercializar as soluções desenvolvidas, abrindo portas à criação de novas empresas exportadoras e criadoras de emprego qualificado.
“Este acordo vem reforçar o trabalho que temos vindo a desenvolver no sentido de colocar o conhecimento científico e tecnológico produzido na nossa instituição ao serviço da comunidade, através de soluções práticas, inovadoras e orientadas para a resolução dos desafios da sociedade”, declara Sara Proença, Diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra. “Estamos convictos de que a colaboração estratégica que agora iniciamos com a Empowered Startups irá proporcionar novas oportunidades para os investigadores e comunidade académica do Politécnico de Coimbra, impulsionando projetos inovadores de I&D que irão contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico e social da região”, acrescenta a Diretora do INOPOL.
Até ao momento, a empresa canadiana já angariou 80 empreendedores internacionais e quase €4,8 milhões de investimento direto para instituições portuguesas.