Polícias salvam bebé abandonado em caixote do lixo

Dois agentes da Guardia Civil espanhola resgataram um bebé de cerca de 15 dias, que tinha sido abandonado num contentor de lixo subterrâneo, nos arredores de Madrid. A mãe foi detida esta quinta-feira de manhã.

Um homem deu o alerta às primeiras horas da manhã de quarta-feira, ao ouvir um choro, enquanto passeava o cão, no município madrileno de Mejorada del Campo.

Dois elementos da Guardia Civil ocorreram ao local e constataram que se tratava do choro de um bebé. “No início era difícil de perceber”, relatou Carlos R. L., um dos polícias.

Para aceder ao bebé, a Guardia Civil teve de requisitar os serviços municipais, uma vez que se tratava de um contentor subterrâneo.

“Com o contentor em terra, fomos abrindo lentamente por baixo”, conta Carlos, que foi ajudado por Andrés M. V. “Foi o momento mais angustiante porque o bebé deixou de chorar”, contou.

“Fomos tirando sacos do lixo, até que chegamos a um mais pesado. Abrimos o saco e encontramos uma mochila. Abrimos a mochila e vimos um braço de bebé”, acrescentou, emocionado.

O bebé, que a dado momento aparentava não ter sinais de vida, foi transportado ao Hospital de Henares e parece ter recuperado totalmente, apresentando bons sinais vitais.

“Os pediatras disseram que tinha restos de leite, sinal de que tinha comido de manhã”, contou Carlos, citado pelo jornal “El Mundo”.

Segundo dados preliminares, o bebé não terá estado mais de 15 minutos no lixo quando foi encontrado. Esta quinta-feira de manhã, a mãe da criança foi detida pela Guardia Civil, em Mejorada del Campo, revelou o “El Pais”.

Os polícias que resgataram a criança foram elogiados pela Guardia Civil, com uma foto publicada no Twitter daquela força de segurança espanhola.

Jornal de Noticias