08.5.2023 –
O Vitória de Santarém tinha 33 golos de vantagem em relação ao Mação e encontrava-se em primeiro lugar à entrada para o último jogo do campeonato. Apesar disso, não se sagrou campeão distrital porque o Mação venceu a sua partida por 60-0, apenas contra três atletas.
O campeonato distrital de futsal de Santarém é, neste momento, uma das competições mais faladas em Portugal. A verdade é que o motivo é, no mínimo, surpreendente. À entrada para a última jornada, o Mação Futebol Clube precisava de vencer por mais de 33 golos para se sagrar campeão distrital. Missão dada foi missão cumprida: o emblema de Santarém “esmagou” o Benavente por 60-0 e levantou o troféu. Mas os contornos desta goleada têm suscitado várias questões.
No passado sábado jogou-se a derradeira jornada da primeira divisão de futsal escalabitana e o Vitória de Santarém e o Mação FC partiram para os respetivos encontros com a possibilidade de se sagrarem campeões. Nota apenas para um detalhe: embora se encontrassem em igualdade pontual, o Mação tinha uma diferença de golos de –33 face ao Vitória.
O Vitória recebeu e venceu o GD Ribeira Fárrio por 7-5, mas não se sagrou campeão distrital. Isto porque o Mação marcou 60 golos, sem resposta, contra um Benavente desfalcado, que só se apresentou na partida com três atletas (um guarda-redes e dois jogadores de campo).
Terminados os dois encontros, as duas equipas acabaram com os mesmos 49 pontos, mas o Mação acabou com um registo de +93 golos marcados, enquanto o Vitória chegou ao fim do campeonato com +66.
A pressa com que os jogadores do Benavente Futsal Clube fazem a reposição de bola, com apenas 3 jogadores, após sofrerem golos, mostra que algo estava “alinhado com as estrelas” como referiu o treinador do Mação Futebol Clube na sua entrevista ao canal Médio Tejo.
Nota: No Campeonato Distrital o tempo de jogo não é cronometrado. Cada parte.tem 35 minutos, sem paragem da contagem, acrescidos de tempo suplementar determinado pelas duplas de arbitragem.
#weloveefutsal #fairplay #eticanodesporto #AFSantarem #FPF #justicadesportiva #AcontecaOQueAcontecer #matchfixing #resultadoscombinados #quemsessentatambémcai
Tudo se tratou de “um ato premeditado”, acusa o Vitória
O Vitória de Santarém já reagiu ao sucedido, através de um comunicado, onde refere que tudo se tratou de “um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém”.
🔵⚪ 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢
Ontem, o Vitória Clube de Santarém entrou em campo, na Nave Municipal, para tentar ganhar o Campeonato Distrital de Seniores Masculinos de Futsal.
Pela frente, encontrou um oponente (GD Ribeira Fárrio) que, já sem ambições classificativas, soube honrar os seus pergaminhos e dignificar a prova, lutando pela vitória até final.
Porque quem tem 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗽𝗶́𝗿𝗶𝘁𝗼, 𝗰𝗮𝗿𝗮́𝘁𝗲𝗿, 𝗯𝗿𝗶𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮, 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼, nunca pode jogar de outra forma.
Em Santarém, dentro de campo, os jovens atletas do Vitória souberam concretizar, com todo o mérito, o resultado de muitos meses de trabalho, inúmeras horas de dedicação, crer, suor e sacrifício pela concretização de um sonho de meninos.
Em Mação, noutra quadra, nos mesmos 70 minutos, emergiu, porém, a outra face do desporto. De um lado, uma equipa composta apenas por um guarda-redes e dois atletas de campo, que, após cada golo sofrido, se apressavam até ao círculo central para reatar o jogo. Do outro, uma equipa a apresentar-se sempre com cinco elementos, ávida de colocar a bola sucessivamente dentro da baliza adversária. Um resultado de 60-0.
Um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana, e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém. “No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi”, anunciou-se.
👉 Pobre do trio de atletas e dos encarregados de educação que, à mercê do ódio, da rivalidade tóxica, da inveja, tiveram de compactuar com este figurino, expostos a uma vergonha nacional.
👉 Pobres dos que, nestas condições, festejam com toda a efusividade e orgulho.
👉 Pobre de uma sociedade que confia nestes formadores os homens e mulheres de amanhã.
👉 Pobre de quem tiver a ingrata tarefa de colocar a taça nas mãos do novo campeão.
Que possa ser reposta a verdade desportiva. Que possa prevalecer a 𝗘́𝗧𝗜𝗖𝗔 que todos apregoamos. Caso contrário, nunca teremos forma de responder às nossas crianças que ontem, confundidas, em lágrimas, perguntavam aos seus pais:
“Porque é que os nossos seniores não foram campeões?”
Obrigado a todos, vitorianos. Incomensurável orgulho na família que construímos.
Obrigado ao Gruder – Futsal , pela elevação e desportivismo.
Obrigado aos verdadeiros campeões. 💙
#orgulhovitoriano
Associação de Futebol de Santarém AFS
Seleções de Portugal
PNED
IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
SIC Notícias