Poetry Slam pela primeira vez em Leiria

O Atlas Hostel Leiria vai ser o palco do 1º evento de Poetry Slam em Leiria.

Este espaço maravilhoso, ponto de encontro de Países, línguas e culturas, será o local privilegiado da poesia e palavra dita.

Domingo, 19 de Março, das 11h00 às 13h00 há Workshop de Poetry Slam e à tarde, pelas 18h30, há Concurso Informal com poemas ditos ao microfone.

Apesar de ser em Leiria, podem participar pessoas de qualquer cidade.

 

A entrada é livre. O ambiente delicioso!

 

Dia 19 de Março é Dia do Pai. Sabemos disso.

Poderá ser este um programa diferente onde passar bons momentos com o seu pai. Poderá ser, inclusive, uma fonte de inspiração à escrita.

 

O pai do Poetry Slam foi Marc Kelly Smith, natural de Chicago, trabalhador da construção civil e amante da poesia e da palavra dita.

Smith participava em encontros, que depressa deixaram de ser formais, tirando a poesia do pedestal em que estava. Deu-se assim uma nova energia aos encontros de leitura de poesia, que se tornaram tão populares que a palavra dita se espalhou rapidamente.

Estávamos em 1984, nascia então o Poetry Slam, que desde aí acontece em várias cidades do mundo, com competições locais, nacionais e internacionais.

Em Portugal tem vindo a acontecer em Barcelos, Braga, Matosinhos, Porto, Aveiro, Coimbra, Caldas da Rainha, Sintra, Amadora, Lisboa, Almada, Évora, Sines e Ponta Delgada.

 

O primeiro Poetry Slam Leiria conta com o apoio do Atlas Hostel Leiria e Livraria Arquivo e é integrado na RONDA POÉTICA 2017, que decorrerá de 17 a 21 de Março, uma organização conjunta entre Jornal de Leiria, Livraria Arquivo e Câmara Municipal de Leiria, em colaboração com várias entidades e intervenientes: Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, ESAD/IPL, Estabelecimento Prisional de Leiria, Grupos de Teatro de Leiria, InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, m|I|mo – Museu da Imagem em Movimento.

 

Poetry Slam é um concurso informal de poesia dita, em que os participantes (ou slammers) apresentam ao público textos da sua autoria, sem a ajuda de adereços, figurinos ou música.

Poetry, de Poesia. Slam, de lançar, atirar com barulho, ou seja, fazer ouvir as suas palavras, os seus poemas.

 

Os poemas/textos podem ser sobre qualquer assunto e em qualquer estilo, desde que sejam originais do participante.

Há 3 rondas: uma ronda inicial, com todos os participantes; a segunda, com os slammers com maiores votações e a terceira, com os finalistas.

Cada participante tem três minutos para dar corpo, voz e alma à sua poesia e deverá levar 3 textos: um para cada ronda.

O vencedor ou vencedora da noite recebe um prémio simbólico, pode ainda dizer um último texto e ficará apurado para a Competição Local, onde poderá ser também apurado para representar Leiria na Competição Nacional do PortugalSLAM! 2017.

 

Para quem é presença habitual sabe como funciona: textos, poemas, prosas, rimas ou não, sons, palavras. Em suma: Poesia. Tudo num momento diferente, dinâmico e divertido!

O público diverte-se e reage com muito entusiasmo.

Para quem ainda não conhece, mas gosta de escrever, poderá participar no Workshop de manhã e explorar mais potencialidades, que poderá partilhar à tarde.

Carla Veríssimo, organizadora do Workshop e do evento, será também a MC (Mestre de Cerimónias). A seu cargo estará a apresentação, a escolha aleatória de 5 pessoas do público para serem o júri, anunciar quem passa às rondas seguintes e no final, o vencedor ou a vencedora.

O júri atribui votos numa escala de 0 a 10, com 2 casas decimais. Não necessita de conhecimentos ou experiência específicos. Vota com base na interpretação, qualidade, conteúdo, originalidade, criatividade, impacto do poema/texto e na poesia em si mesma.

No final há Microfone Aberto, para quem quiser continuar a partilhar poesia.

Nesta primeira edição do Poetry Slam em Leiria contamos com 3 convidados especiais: Li Alves, Nuno Piteira e Jean-Marie Cerutti. Todos eles poetas, slammers, spoken-word performers, vencedores e organizadores de eventos e workshops de Poetry Slam e do PortugalSLAM.

Serão eles os dinamizadores do Workshop, na parte da manhã. À tarde partilharão também a sua poesia ao microfone do Atlas Hostel Leiria.

O Workshop terá várias dinâmicas de grupo, apelativas, em que se irão criar textos, num jogo de palavras e sons, conjugando a poética do Slam num ambiente de sorrisos, gargalhadas e boa disposição. Serão feitos exercícios de improvisação, interpretação, adaptação corporal e textual, técnicas de rimas e ritmos, colocação de voz e dicção.

Como disse um dia Marc Kelly Smith, o Pai do Poetry Slam: “É através da poesia que comunicamos os nossos valores, os nossos corações, as coisas que aprendemos e que nos fazem ser quem somos”.

Venha assim celebrar o Dia do seu Pai com Poesia. Dê voz às suas palavras!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA