Plutão tem possíveis “vulcões de gelo”

Plutão poderá ter “vulcões de gelo”, anunciou a NASA, após analisar material recolhido pela New Horizons, sonda que passou pelo planeta anão em julho.

A equipa da NASA, responsável pela sonda New Horizons, irá discutir mais de 50 descobertas sobre Plutão, até sexta-feira, na 47º edição do “Annual Meeting of the American Astronomical Society’s Division for Planetary Sciences in National Harbor”, que decorre esta semana em Maryland, EUA.

Uma das novidades é o facto de Plutão ter possíveis “vulcões de gelo”. No site da NASA é referido que “imagens combinadas da superfície de Plutão, que deram origem a mapas 3D, indicam que duas das montanhas mais distintas de Plutão podem ser ‘cryovolcanoes’ – vulcões de gelo que podem ter estado ativos no passado geológico recente”. Oliver White, investigador da NASA, acrescenta que “estas são montanhas grandes com um enorme buraco no cimo, e na Terra isso geralmente significa uma coisa – um vulcão”.

A aparência dos vulcões é semelhante aos da Terra. Contudo, a NASA explica que, se por um lado na Terra eles expelem rocha derretida, os de Plutão libertariam uma mistura gelada, parcialmente derretida, de substâncias como água, nitrogénio e metano.

As montanhas em questão, apelidadas, de forma informal, “Wright Mons” e “Piccard Mons”, têm 3.21 km e 5.63 km de altura, respetivamente.

Fonte JN