Equipa de Rui Vitória tem agora o melhor ataque do campeonato com mais um golo do que o FC Porto, que joga amanhã.
O Benfica venceu este sábado o Tondela por 4-0 em jogo a contar para a 15ª jornada e regressou às vitórias depois da eliminação de quarta-feira da Taça de Portugal diante do Rio Ave. Pizzi e Salvio colocaram os ‘encarnados’ a vencer por 3-0 antes do intervalo e no segundo tempo Jonas fez os restantes golos da equipa de Rui Vitória. Tyler Boyd marcou o golo de honra do Tondela.
No regresso ao campeonato nacional após a eliminação da Taça de Portugal diante do Rio Ave, o Benfica estava obrigado a vencer em Tondela de forma a manter-se na perseguição aos líderes da prova na véspera de receber o Sporting na 16ª jornada. Rui Vitória apostou no mesmo onze titular que se apresentou em Vila do Conde, com a única excepção a ser Lisandro que entrou para substituir o lesionado Luisão.
Já o Tondela vinha de uma vitória importante diante do Desportivo das Aves e procurava dar seguimento ao triunfo alcançado na última jornada. A equipa de Pepa entrou no jogo a pressionar muito a formação de Rui Vitória de forma a criar algum desconforto e explorar alguma fragilidade emocional dos ‘encarnados’ após a derrota com o Rio Ave.
Aos 4′ minutos, Murilo surge na área a rematar de pé direito com perigo, mas a tranjectória em arco do esférico acabou por sair por cima da baliza de Varela. O Benfica reagiu aos 11′ minutos com um remate de Salvio, mas Cláudio Ramos anulou as intenções do argentino.
Com Pizzi e Krovinovic em grande destaque no meio-campo do Benfica, a estratégia do Tondela começou a ruir a partir do momento em que o número 21 dos ‘encarnados’ fez o 1-0 aos 17′ minutos depois de uma excelente jogada entre André Almeida e o médio croata.
Em vantagem no marcador, a equipa do Benfica assumiu definitivamente o controlo do jogo e praticamente dominou por completo o adversário com trocas de bola muito rápidas e movimentações em todo o terreno.
Aos 26′ minutos, Salvio fez o 2-0 de cabeça e dilatou a vantagem dos ‘encarnados’ após um lance bem trabalhado por Grimaldo. O extremo argentino surgiu no coração da área e com todo o tempo do mundo apontou para o segundo da noite.
Mesmo ao cair do pano ainda houve tempo para o terceiro golo do Benfica por intermédio de Pizzi numa das melhores jogadas do encontro. Jonas passou a bola para Salvio, que num gesto técnico a coloca para Pizzi que remata de primeira para o 3-0.
No segundo tempo, o Tondela procurou desde logo reduzir a desvantagem do Benfica e aos 46′ minutos Miguel Cardoso conseguiu passar por Jardel para se isolar frente a Bruno Varela. O guardião dos ‘encarnados’ saiu muito rápido dos postes e fechou o ângulo ao jogador adversário numa jogada de grande perigo.
A reação do Tondela no arranque da etapa complementar acabou por ser prontamente anulada quando aos 60′ minutos Jonas fez o 4-0 e praticamente sentenciou o jogo. Numa jogada de laboratório do Benfica na marcação de um canto, Grimaldo colocou a bola de primeira a meia altura, um pouco atrás da marca de grande penalidade, onde surgiu Jonas, livre de marcação, para rematar colocado e a bater Cláudio Ramos.
A vencer por 4-0, Rui Vitória lançou no jogo Samaris e tirou Fejsa. A intensidade de jogo decaiu e o Tondela aproveitou para reduzir aos 75′ minutos por intermédio de Tyler Boyd. A jogada começou numa perda de bola no meio campo do Benfica, com Murilo a rematar cruzado para defesa incompleta de Bruno Varela. Na recarga, Tyler Boyd surgiu ao segundo poste para fazer o 4-1.
Mas numa jogada de insistência do Benfica, Salvio levantou o esférico para as costas dos defesa do Tondela para a entrada de Pizzi, que de primeira serviu Jonas para o 5-1.
Até ao final, o Benfica poderia ter ampliado a vantagem, mas Cláudio Ramos negou o golo à turma de Rui Vitória, que assim igualou o FC Porto à condição e manteve os três pontos de distância para o Sporting.
Sportinforma