30.4.2024 –
Em causa estão as declarações após a partida entre o FC Porto e o Estoril, a contar para a Primeira Liga. Pinto da Costa confessou os factos, pelo que a Conselho de Disciplina procedeu, dentro dos prazos regulamentares, ao castigo, que acompanhou a acusação da Comissão de Instrutores.
O Conselho de Arbitragem (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu multar em 5.000 euros e suspender por 35 dias o presidente deposto do FC Porto, Pinto da Costa, devido às declarações proferidas pelo próprio no final do jogo entre Estoril Praia e os ‘dragões’, no mês passado, que terminou com a derrota do emblema nortenho por 1-0.
sta decisão foi tomada após a Comissão de Instrutores da Liga ter participado o caso ao CD da FPF e ter apurado que o ilícito estava preenchido, apontando, assim, para uma acusação.
Pinto da Costa confessou os factos, pelo que o CD procedeu, dentro dos prazos regulamentares, ao castigo, que acompanhou a acusação da Comissão de Instrutores.
O castigo poderia afastar o presidente dos ‘azuis e brancos’ do Estádio Nacional do Jamor, onde o FC Porto defronta o Sporting na final da Taça de Portugal, a 26 de maio, no entanto o líder que comanda os destinos do emblema da ‘Invicta’ há 42 anos pode impugnar a decisão para o Pleno do CD, o que teria efeitos suspensivos.
Se o Pleno decidir manter a suspensão, o presidente octogenário ainda pode recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto e requerer uma providência cautelar. Se assim for, Jorge Nuno Pinto da Costa poderá assistir ao vivo da tribuna presidencial à finalíssima da prova rainha do futebol português.
O jogo em questão
No dia 30 de março, os ‘dragões’ deslocaram-se ao terreno do Estoril Praia para disputarem a 27.ª jornada da Primeira Liga. O jogo terminaria com a derrota dos visitantes (1-0) e ficaria marcado por várias decisões disciplinares do juiz da partida, que expulsou três atletas dos ‘dragões’ e um dos ‘canarinhos’, para além de ter mostrada diversas cartolinas amarelas.
No final do encontro, Sérgio Conceição não marcou presença na conferência de imprensa e foi o presidente do clube a substituir o treinador. Aos jornalistas, Pinto da Costa não poupou nas críticas à arbitragem e, em específico, ao VAR.
Esta notícia surge pouco depois de o FC Porto ter anunciado que o substituto de Pinto da Costa na presidência do clube, André Villas-Boas, tomará posse no dia 7 de maio, pelas 12:00. Recorde-se que o ex-treinador dos ‘azuis e brancos’ derrotou o mítico presidente nas urnas, no passado sábado, com uma esmagadora vitória, numa eleição sem precedentes na História do clube.
SIC Notícias