Um golo de Raúl Ruidíaz nos descontos salvou hoje o Peru de uma derrota em casa com a Venezuela, que saiu de Lima com um empate 2-2, na quinta jornada da qualificação sul-americana para o Mundial de futebol de 2018.
Décima e última classificada, a Venezuela somou o seu primeiro ponto nesta campanha e, embora tenha deixado escapar a vitória, negou dois importantes pontos ao Peru, que segue na oitava posição, com quatro, mas mais distante do objetivo.
Rómulo Otero, numa grande penalidade transformada aos 32 minutos, e Mikel Villanueva, aos 57, marcaram para a Venezuela, enquanto Paolo Guerrero reduziu a diferença pouco depois, aos 61, e Raúl Ruidíaz selou a igualdade no último minuto do período de compensação (90+4).
O torneio de qualificação sul-americano continua a ser liderado pelo Equador, que cedeu os seus primeiros pontos, ao empatar em casa a dois golos com o Paraguai, depois de evitar a derrota nos descontos.
Dominadora, a formação equatoriana enviou três a bola aos ‘ferros’, mas só conseguiu pontuar graças a um golo de Angel Mena, aos 90+2 minutos. Enner Valência deu vantagem ao Equador, aos 20 minutos, mas o Paraguai, através de Dario Lezcano, operou a reviravolta, em dois lances de contra-ataque, aos 38 e 59 minutos.
O Equador passou a somar 13 pontos, contra nove do Uruguai, que joga hoje no Brasil (quinto, com sete pontos), e oito de Paraguai e Argentina, que venceu por 2-1 no Chile, ‘vingando’ o desaire na final da Copa América de 2015.
Na estreia de Lionel Messi na fase de apuramento, depois de falhar os primeiros quatro jogos por lesão, o ‘onze’ de Gerardo ‘Tata’ Martino sofreu um golo logo aos 11 minutos, num cabeceamento de Felipe Gutiérrez, após canto marcado na direita por Fabian Orellana.
Os vice-campeões mundiais responderam rapidamente, dando a volta ao resultado com tentos do ex-benfiquista Angel Di Maria, aos 20 minutos, e de Gabriel Mercato, aos 25, e seguraram os três pontos, apesar da pressão dos anfitriões, sobretudo na parte final.
A Argentina somou o segundo triunfo consecutivo, depois de na ronda anterior ter vencido na Colômbia por 1-0, após um arranque falhado, com uma derrota e dois empates.
Com sete pontos, tal como o Brasil, seguem o Chile, que tombou para o sexto posto, e a Colômbia, vencedora em La Paz, a 3.600 metros de altitude, face à Bolívia, por 3-2, graças a um golo de Edwin Cardona, aos 90+1 minutos.
Os forasteiros chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos de James Rodríguez (10 minutos) e Carlos Bacca (41), mas Juan Arce (49) e Alejandro Chumaceno (62) restabeleceram a igualdade, apenas desfeita nos descontos.
Fonte: Lusa