PERITO PORTUGUÊS VAI AJUDAR VÍTIMAS DO VULCÃO EM CABO VERDE

Seguiu hoje à noite para Cabo Verde mais uma ajuda portuguesa para fazer face à emergência provocada pelo vulcão da Ilha do Fogo. Depois do equipamento de telecomunicações por satélite e da fragata da Marinha, é agora a vez de Portugal enviar um técnico de Proteção Civil, que irá integrar uma equipa das Nações Unidas.

São cinco peritos oriundos de vários países. Vão juntar-se todos na cidade da Praia, a capital cabo-verdiana, e começar a trabalhar o mais depressa possível.

A equipa é das Nações Unidas e tem como principal objetivo ajudar as autoridades cabo-verdianas na gestão da crise provocada pelo vulcão da Ilha do Fogo. Seguem peritos em vulcanologia, avaliação de riscos, gestão de emergências e gestão de informação.

Da equipa faz parte uma das especialistas da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) neste tipo de missões internacionais, que segue para uma missão que foi projetada para durar entre duas a três semanas. Em Cabo Verde já está diverso equipamento enviado por Portugal, incluindo algum que foi disponibilizado pela Proteção Civil, como cobertores, kits de cozinha e máscaras de proteção.