Pelo menos um vencedor da lotaria com o maior ‘jackpot’ da história dos EUA

Pelo menos uma pessoa acertou nos números da lotaria com o maior prémio da história dos Estados Unidos: 1.500 milhões de dólares (mais de 1.300 milhões de euros).

Apesar de poder haver mais apostadores, há pelo menos um boletim com os números da sorte que foi vendido numa loja 7-Eleven de Chino Hills, no sul do estado da Califórnia, segundo os responsáveis.

A lotaria Powerball joga-se em 44 estados dos Estados Unidos, em Porto Rico e nas ilhas Virgens e conta com dois sorteios semanais: à quarta-feira e ao sábado.

Quem acertar na sequência de seis números, pode escolher entre receber o dinheiro de uma só vez, o que implica impostos muito elevados, ou em parcelas anuais ao longo de 29 anos.

Se não aparecerem mais vencedores, o atual pode arrecadar o prémio na totalidade (1.500 milhões em pagamentos anuais durante 29 anos ou encaixar de imediato 980 milhões de dólares, sempre antes de impostos).

Além do vencedor, na Califórnia (o estado mais povoado do país), também foram vendidos outros 12 boletins em que até cinco números coincidem com os premiados.

O valor, qualificado como um recorde mundial, está a gerar uma “febre” entre os apostadores americanos, mas também dos países vizinhos Canadá e México.

Nenhuma pessoa tinha conseguido acertar nos seis números que compõem o prémio desde 04 de novembro do ano passado, ou seja, durante 19 sorteios consecutivos.

As probabilidades de ganhar este prémio são de um para 292,2 milhões, segundo a página oficial na Internet do Powerball.