Um acidente de comboio em New Jersey, nos Estados Unidos, em plena hora de ponta, provocou pelo menos três mortos e uma centena de feridos, muitos em estado grave. As imagens mostram as carruagens do comboio a colidirem com a estação de Hoboken.
O acidente ocorreu esta quinta-feira numa das estações mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque e provocou três mortos e um número indeterminado de feridos, segundo confirmam as autoridades locais à agência France Presse.
Em declarações à Fox News, Jennifer Nelson, porta-voz da autoridade de transportes de Nova Jérsia, admite que há um número elevado de feridos “em estado grave”.
Em declarações à RTP pouco depois do embate, Helena Oliveira, sargento do departamento do Xerife de Nova Jérsia, afirma que um comboio se despistou e foi contra a plataforma da gare.
Não se sabe ainda se haverá portugueses entre as vítimas, embora a comunidade portuguesa seja muito numerosa naquela região.
As primeiras imagens do local mostram que as carruagens danificaram o terminal de Hoboken e derrubaram mesmo parte do tecto.
A estação de Hobokin é uma das mais movimentadas da área metropolitana de Nova Iorque, muito usada para fazer o percurso desde Nova Jérsia até Manhattan, na margem oposta do rio Hudson. A NBC News nota que a estação movimenta cerca de 50 mil pessoas por dia e que os comboios desta linha não têm cinto de segurança.
O descarrilamento ocorreu pouco antes das 09h00 locais (14h00 em Lisboa). O comboio viajava desde Spring Valley, Nova Iorque, na linha Pascack Valley. A chegada à estação de Hoboken era esperada às 08h38 locais.
Segundo várias testemunhas, os feridos são sobretudo os passageiros que viajavam na primeira carruagem e outros passageiros que aguardavam o comboio na plataforma.