10.9.2024 –
Encerrada a Época Balnear, falamos com Pedro Morins, o Presidente da Adamastor – ANSM, que é a entidade responsável pela gestão dos nadadores salvadores nas praias da Praia de Mira e Poço da Cruz, para fazer o rescaldo da mesma.
JMO – Que balanço faz da época balnear que agora encerrou?
PM – Esta época balnear foi francamente positiva! a equipa de nadadores salvadores superou os desafios com distinção, adotando uma postura proativa de prevenção que resulta no número mais baixo de salvamentos desde que assumimos o projeto da gestão dos nadadores salvadores em 2018, foram apenas 3 e, felizmente sem gravidade!
JMO – No período que antecedeu o Verão, na comunicação social surgiram muitas notícias da falta de nadadores salvadores um pouco por todo o país. Também sentiram essas dificuldades?
PM – Sim, efetivamente pela primeira vez desde 2018 tivemos dificuldades em conseguir recrutar a equipa necessária, primeiro porque foi um ano de grande rotação de elementos face à época transata, em segundo porque à semelhança do que aconteceu nos concelhos que nos rodeiam, houve fraca adesão no curso de nadadores salvadores que promovemos anualmente, curso esse que é fundamental para formar nadadores salvadores para integrar o dispositivo de segurança mas também para nos garantir maior estabilidade a médio-prazo trabalhando com pessoas locais que podendo trabalhar com boas condições no Concelho, não vão procurar fora. No entanto, com muita resiliência e trabalho de equipa conseguimos recrutar os meios humanos necessários.
JMO – Quais são os maiores orgulhos desta época balnear?
PM – Felizmente, a Adamastor – ANSM, ano após ano é uma associação que tem deixado uma marca positiva na nossa comunidade e em quem nos visita e isso é o maior orgulho que esta equipa tem. Quero agradecer de forma pública a todos os elementos que compuseram a equipa deste ano, aos mais velhos pela forma como souberam receber e integrar os novos elementos, transmitir os valores que têm passado de equipa para equipa e aos rookies por terem vindo com vontade de aprender e terem se esforçado para se adaptar a nossa forma de trabalhar. Foram uma verdadeira equipa, coordenada de forma brilhante pelo Duarte Palhavã, também ele a desempenhar a função pela primeira vez. Algo que também nos deixa orgulhosos é as inúmeras manifestações de carinho que se viu ao longo da época balnear, por ações nobres, solidárias e bonitas praticadas pela equipa como um todo.
JMO – Terminou a época balnear mas a Adamastor – ANSM ainda irá continuar a patrulhar as praias?
PM – Exatamente! Através do projeto Serviço de Prevenção ao Afogamento, iremos continuar com um veículo todo o terreno (Ranger), tripulado por dois elementos patrulhando as nossas praias, alertando para comportamentos de risco de forma a evitar episódios de afogamento. Recordo que este serviço começou no verão de 2020, sendo que somos dos poucos Concelhos que faz este serviço de forma proativa. Entretanto, nunca é demais alertar que o principal agente de proteção somos nós próprios, devendo evitar comportamentos de risco.
Imagem: Adamastor – ANSM